domingo, 20 de junho de 2010

Que dizem de Cristo as pessoas do nosso tempo?

--
Apresento alguns factos:
- Em 2007, ano em que se realizou o referendo à despenalização do aborto em Portugal, 4,8 milhões passaram por Fátima. Entretanto, o "sim" ao aborto venceu largamente...

- Segundo dados da Santa Sé, há em Portugal 88,3% de católicos. Será que na Assembleia da República e no governo existe aproximadamente a mesma percentagem de católicos? De maneira nenhuma. Então onde estão os católicos? Onde está a sua intervenção política e cívica?

-Kaká, o famoso futebolista do Real Madrid e da selecção brasileira, afirmou categoricamente que casou "virgem". Kaká é cristão, não católico. Vejamos o seu testemunho:
"Sou um jovem normal com valores fortes. Sou religioso, seguindo a confissão evangélica, e tento viver seguindo os preceitos da Bíblia."
"Optamos por chegar castos ao casamento. A Bíblia ensina que o amor verdadeiro é alcançado apenas com o casamento..."
"É evidente que não foi fácil, sou um jovem normal. Não foi fácil chegar ao matrimónio sem ter estado com uma mulher. Eu e Caroline nos beijávamos e é claro que o desejo existia, mas nos contínhamos. Se hoje nossa vida é tão bela, é porque soubemos esperar."
Quando falei deste caso, os jovens riram-se. Sorriso de incredulidade e de gozo...

- Era um alcoólico militante, tratava mal toda a gente, violento, brutamontes. Sim, era desta zona. Aderiu a uma confissão religiosa, destas que também por estes lados estão activas. Mudou radicalmente. Não bebe, é agora respeitador, pacato, educado.

E agora pergunto:

- Que tem Cristo a ver com as nossas opções, os nossos valores, a nossa forma de encarar a vida? É que "a fé sem obras está morta", diz a Bíblia. E ainda "pelos frutos os conhecereis!"

- Não reduzem tantos católicos o seu catolicismo a uma hora por semana? Mais, muitos e muitos já o reduzem apenas a baptismos, funerais e casamentos!... E alguns já nem entram na Igreja... Ficam cá fora na conversa e nos "copos"!
Para muita gente, dita católica, a fé assemelha-se a uma roupa que se tira e põe quando dá jeito, é útil ou é preciso. De resto Cristo fica "na caixa da farinha"!
A fé assemelha-se, sim, ao ar que respiramos, estejamos onde estivermos. Somos cristãos na Igreja, na família, no trabalho, no estudo, no café, no desporto, na night, no namoro, nas férias... Somos cristãos 24 horas por dia.

- Onde está a fé quando se entra numa Igreja e nem um momento há para adorar Cristo? Porque todo o tempo é pouco para saltar de imagem em imagem, ficando o Senhor perdido no meio de tanta "santaria"...

- Onde está Cristo quando os que dizem que n'Ele acreditam não falam para os vizinhos, criam mau ambiente na família e no trabalho, são "más-línguas", praticam infedilidades matrimoniais, não educam os filhos, netos, pais nos valores do Evangelho?

- Onde está Cristo quando os que dizem que n'Ele acreditam são montanhas de egoísmo, indiferentes ao seu semelhante? Só coçam para dentro, não escutam, não ajudam, não colaboram, nada fazem pelo irmão...

- Onde está a fé em Cristo quando os cristãos reduzem a sua vida cristã a umas viagens a Fátima, a pé ou de carro, acendem lá umas velas, dão umas voltas de joelhos? Depois não aparecem na vida da comunidade, reduzem o domingo a um dia feriado...

- Onde está a fé em Cristo quando muitos cristãos querem apenas o espectáculo dos crismas, comunhões e procissões, mas revelam total ausência de interioridade, de persistência, de disponibilidade para crescer na fé? E mais, revelam alergia a qualquer tipo de compromisso com a comunidade!!!

- Onde está a fé em Cristo quando na vida "somos Maria vai com as outros", alinhamos no politicamente correcto, não somos capazes de "navegar contra a corrente" em nome dos valores evangélicos em que dizemos acreditar?

- Onde está a fé em Cristo, quando os cristãos desistem, não "levam a cruz de cada dia"? Debandam porque os criticam, não estão para chatices, para se incomodar? Onde está a fidelidade ao compromisso até ao fim?

- Onde está a fé em Cristo quando os cristãos não intervêm na vida cívica por comodismo? Ou quando intervêm, mas deixam os valores evangélicos à porta do partido, da associação, do grupo?

Vós sois o sal da terra!
Vós sois fermento!
Vós sois a luz do mundo!
Sabem quem disse? Exactamente: Jesus Cristo.
Que andamos a fazer desta palavra???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.