quarta-feira, 26 de julho de 2017

Arguedeira celebra São Tiago

Comissão de Festas de Santo António, Arguedeira, sempre celebra São Tiago, o que acontece em 25 de julho. Este ano, tal voltou a acontecer.
Pelas 19,30 horas, foi celebrada a Santa Missa. Seguindo-se, mais tarde, a atuação de um conjunto e o convívio popular.
Esta Capela diz-nos bem da inteligência prática dos nossos antecessores. Como o templo é muito pequeno, colocaram o púlpito à entrada da capela para que, assim, todos os participantes pudessem ouvir a Palavra de Deus. Recordamos que, antigamente, não existia instalação sonora, pelo que era necessário que todos pudessem escutar a Palavra de Deus. A maneira prática que os antigos encontraram foi colocar o púlpito à entrada do templo. Assim todos podiam escutar, os que estavam dentro e os que estavam fora.
Bastante gente na celebração que correu com serenidade e participação.
Como a capela se encontra em obras, visando o restauro da bela talha do altar, a Eucaristia foi celebrada sob o alpendre do templo. Na celebração, o pároco falou de São Tiago, o primeiro apóstolo mártir. Recordando tantos que, ao longo dos tempos, tudo fizeram por nos deixar e conservar tão singular templo, apelou ainda à colaboração de todos para a colaboração do restauro do altar.
A festa de São Tiago tem muito de festa familiar, pela alegria, simplicidade, partilha, são convívio.
Parabéns às mordomas e ao povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.