sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Semana de Educação Cristã

A Semana Nacional de Educação Cristã, a decorrer de 2 a 9 de outubro, terá como tema mobilizador «Educação Cristã e família».
A Igreja está preocupada com as dificuldades colocadas às famílias, incluindo "leis civis" que não as respeitam, antes as "agridem". "Se este processo não for contrariado, a família vai-se tornando, pouco a pouco, uma instituição frágil, desagregada e socialmente irrelevante", pode ler-se numa Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC).
Os bispos da CEEC destacam a "missão da família cristã no processo educativo dos filhos e na transmissão e educação da fé" e como "espaço de valores morais, de oração, reconciliação, abertura a projectos de vida e a compromissos apostólicos".
A nota pastoral indica que uma das tarefas da família, "de importância decisiva para a sociedade e para a Igreja, é o dever irrenunciável dos pais da educação dos seus filhos em todos os aspectos e da transmissão da fé".
Em particular, o documento deixa uma chamada de atenção "às famílias que continuam a dizer-se cristãs, mas que, conservando uma expressão religiosa tradicional, deixaram empobrecer a sua ligação a Deus e à Igreja, uma atitude que, em alguns a aspectos, acaba por atingir os seus filhos".
Mas nem tudo é negativo. Em declarações à Agência ECCLESIA, Elisa Urbano do Secretariado do Ensino Religioso de Aveiro destaca o facto de se registarem "cada vez mais inscrições" na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ao nível da diocese de Aveiro e em outras dioceses.
"Reflexo não só de "uma maior abertura das escolas à disciplina", segundo aquela responsável, mas também de uma mudança de atitude por parte das pessoas, que revelam uma maior "carência de espiritualidade".
"Temos cada vez mais alunos que não são crentes nem baptizados e, no entanto, procuram a nossa disciplina, esta iluminação cristã dos saberes e da cultura", aponta a professora.
Contrariando também a tendência de anos anteriores, muitos estabelecimentos de ensino na região estão a abrir inscrições para o primeiro ciclo, o que é encarado pelo SDEREA como uma "grande responsabilidade".
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.