domingo, 4 de setembro de 2011

D. Manuel Clemente: "Governo deve esclarecer população sobre medidas de austeridade"

--
O Governo deve esforçar-se por ser "claro" e esclarecer constantemente a população em relação às medidas de austeridade a aplicar no contexto da situação do país, disse hoje o bispo do Porto, Manuel Clemente.
"Acredito que [a clareza] é possível, embora não seja fácil. Eu sou  há muitos anos professor e, portanto, estou habituado nas matérias que lecciono  a traduzir de uma maneira entendível pelos alunos ou pelos auditórios aquilo  que quero explicar", disse o bispo do Porto, que confessou ter dificuldades  em entender à primeira algumas explicações acerca de medidas financeiras.   
O Prémio Pessoa de 2009 acrescentou que "estas questões são técnicas,  são financeiras, têm muitas interligações também com a vida internacional,  não são nada fáceis de explicar", mas deixou um apelo claro ao Governo:  "Sejam, o mais possível, claros, objectivos e solidários".   
"Falo por mim, algumas vezes tenho dificuldade em entender imediatamente  o que me está a ser explicado, porque requer muito conhecimento técnico,  requer muita precisão financeira e económica que o comum das pessoas não  tem", acrescentou o bispo do Porto.  
Manuel Clemente, que falava após a cerimónia do arranque oficial das  obras de requalificação do Lar de Sant'Ana, em Matosinhos, disse ver as  medidas anunciadas recentemente sobre aumentos de impostos e cortes na despesa  com "alguma apreensão, porque trazem mais rigor e mais dificuldades", devendo  ser compensadas com um "reforço da solidariedade".  
"É necessário rigor, esclarecimento, para que não haja dúvidas, com  certeza que depois as apreciações podem ser diversificadas, mas que nos  dêem as possibilidades de ajuizar o que está realmente em causa", declarou  Manuel Clemente, que disse acreditar que "as pessoas são, basicamente, inteligentes  e que, se forem informadas, são capazes de entender".  
No âmbito do memorando de entendimento assinado entre o Governo português  e a "troika" internacional (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo  Monetário Internacional), têm sido anunciados vários aumentos de impostos,  como, por exemplo, em termos do IVA sobre a electricidade e gás natural,  bem como cortes na despesa do Estado.  
In Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.