quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NATIVIDADE DA VIRGEM SANTA MARIA

8 de Setembro: Celebremos com alegria o nascimento da Bem-aventurada Virgem Maria, da qual nasceu o sol da justiça, Cristo nosso Deus.

A vinda do Filho de Deus à terra, foi preparada, pouco a pouco, ao longo dos séculos, através de pessoas e acontecimentos. Entre as pessoas, escolhidas por Deus para colaborarem no Seu projecto de salvação, houve uma, à qual foi confiada uma missão ánica: Maria, chamada a ser a Mãe do Salvador e cumulada, por isso, de todas as graças necessárias ao cumprimento dessa missão.
O nascimento de Maria foi, portanto, motivo de esperança para o mundo inteiro: anunciava já o de Jesus. Era a aurora da salvação a despontar; «Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e o Igreja reveste-se da sua beleza». (Liturgia bizantina).

Felicitando a Mãe do Salvador, no dia da Seu aniversário natalício, peçamos a graça de, à Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação da mundo.

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Recordo perfeitamente os tempos em que o sr. cón. Marrana era o Reitor do Santuário. Criança ainda, acompanhava os meus familiares e conterrâneos à novena de Nossa Senhora dos Remédios. E lembro aquele enorme vozeirão "que não deixava ninguém dormir", conforme ouvia aos mais velhos. Uma coisa me ficou: era um homem de uma fé profunda, sentida, vivida e transmitida.
Mais tarde, veio Mons. Noura, um amigo. Quantas vezes me atendeu de confissão! Quantas vezes falei com ele abertamente. Uma pessoa calma, profunda e, por isso, nem sempre fácil de entender. Testemunhava uma grande fé, silenciosa, serena. No seu tempo, eu ficava sempre para a Missa da Novena, ajudando à Missa.
Já no tempo do  P.e Melchior, fui por duas vezes o "pregador" da novena.
Naquele tempo, as novenas coincidiam com a época da "arranca das batatas". As pessoas trabalhavam de sol-a-sol e as novenas eram muito cedo. Das aldeias para o Santuário o transporte era "pedibus calcantis". Levantar às 5 h ou mais cedo ainda. Quando todo o corpo se erguia numa prece por mais um pouco de descanso.
Mas não esqueço essa experiência aos pés da Virgem. E como ela marcou a minha vida... Recordo, que à vinda, todos vínhamos felizes. Só pode ser isso. Nossa Senhora, a Mãe, é fonte inesgotável de paz, alegria, amor, graça.
Obrigado, Mãe Santa! Por tudo. Por tanto!
Renovo a minha total confiança no teu amor maternal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.