sábado, 18 de setembro de 2010

Reunião do Conselho de Arciprestes

Na reunião do Conselho de Arciprestes, efectuada em 17 de Setembro, o assunto principal que ocupou praticamente todo o tempo foi: REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL.
Trata-se de uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, aprovada unanimemente por todos os bispos e que envolve toda a Igreja que está em Portugal.
No fundo procura-se saber:
1. O mundo interroga a Igreja:
- Quais os sinais de Deus e os desafios que o mundo lança hoje à missão da Igreja? Que desafios lança o mundo de hoje a nível espiritual e humano? Que pode a Igreja oferecer hoje ao mundo?
2. A Igreja interroga-se a si mesma:
- Igreja portuguesa, que rumores do Espírito encontras em ti hoje e que te apontam para uma nova maneira de ser Igreja? Que caminhos pastorais os sinais do Espírito te inspiram para viveres e testemunhares o Evangelho?
Para compreender o que se pretende, penso que sejam lidos os documentos que indico: http://www.diocese-lamego.pt/

Foi também entregue um esboço do Plano Pastoral Diocesano.

-O Bispo apelou convictamente à participação de todos os sacerdotes na Assembleia do Clero, em 5 de Outubro no Seminário Maior. A temática será exactamente prestar todos os esclarecimentos em ordem ao REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL.

Na Assembleia do Clero será entregue o programa do Dia da Igreja Diocesana (21c de Nov), que se quer muito participativa, envolvendo a temática: REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL.
Todos os arciprestes foram reconduzidos pelo Bispo até data oportuna (na Páscoa passada havia caducado o mandato)…

Ainda referente ao documento da CEP “REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL”, podemos sintetizar as seguintes etapas de concretização:
- até 16 de Janeiro: cada pároco ouvirá os serviços paroquiais, movimentos e grupos da sua paróquia. Estes da dos recolhidos por cada pároco serão entregues ao arcipreste.
- Até 13 de Fevereiro: o arcipreste reúne com os párocos e representantes das várias paróquias.
- O arcipreste enviará para a equipa diocesana as reflexões das paróquias e do arciprestado.
Por último, os padres deste arciprestado, poderão abordar na reunião os assuntos que acharem que devem apresentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.