domingo, 19 de setembro de 2010

Santa Casa homenageia o Diácono Manuel Amorim




Na tarde de 19 de Setembro presente, a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca promoveu uma sessão solene para homenagear o actual presidente da Assembleia Geral daquela instituição, Diácono Manuel Amorim. Na cerimónia foi-lhe entregue a Medalha de Mérito e Serviço da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca.
No acto, que decorreu na Capela da Misericórdia, junto à Igreja Paroquial, estiveram presentes a Mesa da Santa Casa, muitos irmãos, o Bispo da Diocese, sacerdotes deste arciprestado, o Presidente da Câmara, familiares e amigos do homenageado. O coro das funcionárias da Santa Casa abrilhantou a cerimónia.
Em 3 de Setembro, a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca havia decidido atribuir a Medalha de Mérito e Serviço ao senhor Manuel Amorim.
Usando da palavra, o Provedor, Lucílio Teixeira, falou dos 40 anos de serviço do homenageado à Misericórdia, nas mais diversas funções. Elogiou a sua grandeza humana, contextuada pela humildade que lhe é reconhecida, salientando que Manuel Amorim serviu sempre sem nunca pedir nada em troca. Reconheceu ainda que nunca foi pessoa para desistir face aos problemas que a vida coloca.
O Presidente da Câmara, Mário Ferreira, referiu a grande elevação com que o homenageado sabe estar na vida, sendo exemplo para a comunidade. Evocou o tempo em que foi Presidente da Câmara e referiu a bela experiência de CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) numa equipa dirigida pelo senhor Manuel Amorim e esposa, falando do espírito de família ali vivido e do serviço prestado aos jovens noivos. Lembrou também a sua condição de Diácono Permanente e os serviços que, como tal, presta ao pároco e à comunidade. Salientou o equilíbrio pessoal, moral e social perante os problemas, transmitindo sempre uma palavra de esperança.
O Bispo de Lamego, D. Jacinto, disse da sua alegria em estar presente na homenagem pela qual felicitou a Santa Casa, falou de uma amizade que vem dos bancos do Seminário onde foram colegas e referiu o exemplo claríssimo na sua vida familiar. Assinalou ainda o facto de Manuel Amorim ser um cristão em todos as funções que tem exercido, indicando-o como referência de um laicado interventivo.
No uso da palavra, o Diácono Manuel Amorim disse da sua alegria e satisfação em colaborar com a Santa Casa, pois é preciso que ela se mantenha no seu posto, dando aos outros aquilo que precisam. Referiu que apenas fez o que pôde e que não há insubstituíveis.
Comovido, disse que não se achava digno da homenagem, indicando que continuará o mandato, apesar de "a saúde não estar a cem por cento." E terminou: "Dedico esta Medalha a todos os Irmãos da Santa Casa. Muito obrigado a todos!"

1 comentário:

  1. Como Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, tive o prazer de estar presente na sessão solene para homenagiar o Excmo Senhor Presidente da Assembleia Geral Da santa Casa, e tambem como Diácono Permanente da Paróquia de Tarouca Sr.Manuel Assunção Alves Amorim.
    Uma homenagem e Medalha de Mérito muito, muito merecida, pois tem dado e vai continuar a dar parte da sua vida ao serviço da comunidade do Concelho e Paróquia de Tarouca. Parabens à Mesa da Santa casa pela iniciativa que tiveram.
    Como meu compadre, assim como a Menina Eurizia minha comadre, muito agradeço por terem levado uma das minhas filhas à pia batimal.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.