terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gesto solidário


Integrada na Festas de São Migue, teve hoje lugar no Auditório Municipal a actuação do artista Fernando Rocha, que aqui se deslocou gratuitamente.
O dinheiro pago pela assistência destinou-se a ajudar a custear as despesas com a construção do Centro Paroquial.

A este respeito, algumas considerações:

1. Este gesto foi da total iniciativa da Câmara, promotora das Festas de São Miguel. Por este acto solidário, a comunidade paroquial só pode estar grata à autarquia.

2. Correu já na semana passada o boato que não havia bilhetes à venda, porque estavam esgotados. Quando hoje à tarde me dirigi à bilheteira para tentar adquirir um ingresso (mesmo que fosse para ficar nas escadas), fui informado que ainda havia dezenas de bilhetes disponíveis. Fiquei de boca aberta!
Com que finalidade se pôs a circular o boato? Má fé? Ignorância? Apego ao boatismo? Boicote? Isto ensina todas as pessoas de boa vontade a estarem alerta para não serem levadas no "conto do vigário"...

3. O artista Fernando Rocha tem o seu estilo, a sua forma de estar em palco, o seu modo de comunicar. Respeitamos quem gosta e quem não aprecia. Uma coisa é certa, depende muito dos olhos do coração... Além do mais, tudo tem o seu contexto. Uma palavra feia, em certo contexto soa a deseducação, baixaria; noutro contexto, pode ter o seu lugar e suscitar nos outros momentos de boa disposição.
Pela gratuitidade na sua actuação e pela finalidade do dinheiro recebido, o nosso agradecimento.

2 comentários:

  1. Nao me parece minimamente correcto a igreja ter aceite este tipo de donativo para as obras do centro paroquial. Compáro-o àqueles homens que sabem que as suas mulheres andam na má vida, mas o que lhes interessa é o dinheiro que elas trazem para casa.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:

    Seja bem-vindo a este espaço da Paróquia.

    Ensinam-nos os entendidos em Comunicação que, para que se estabeleça uma comunicação sem ruídos, é preciso conhecer bem o emissor, o receptor, o código e o contexto. O que não é o caso, pois não me é possível conhecer o emissor do comentário anónimo.

    Em relação ao seu comentário, tenho a dizer:

    1. Todo o processo está relatado no post que comenta e é fiel à verdade.

    2. Não posso aceitar a comparação que estabelece com "mulheres andam na má vida".
    Olhamos para o Evangelho e que vemos?
    - Jesus que vai ficar a casa de Zaqueu que roubava;
    - Jesus que foi comer a casa de Pedro o qual o viria a trair;
    - Jesus que aceita o convite dos fariseus e come com eles à mesa, apesar de tantas vezes censurar o seu legalismo, o seu pérfido coração, a sua convicção de que eram os bons e os puros...
    Aliás, uma das acusações que alguns teceram no processo que terminou na condenação de Jesus era esta: "Este Homem acolhe os pecadores e come com eles."

    Caso assim o entenda, mostro-me disponível, em dia e hora que a ambos convenha, para uma diálogo frente a frente sobre esta questão. Diálogo franco, correcto, cavalheiresco.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.