sábado, 28 de outubro de 2017

Reuniu o Conselho Pastoral Paroquial

Em 27 de outubro, reuniu, no Centro Paroquial, o Conselho Pastoral Paroquial.
Após leitura e aprovação de atas anteriores, passou-se à análise do último Ano Pastoral.
 
Pastoral Litúrgica
*O que esteve bem:
- Na paróquia existem momentos de oração e alguns, como o da 1ª sexta-feira, têm tido aumento de participantes. Há grupo de acólitos, leitores e coral em cada Eucaristia. O corais preparam a Missa com dignidade.
- A novena de Santa Helena foi muito concorrida.
- Há Eucaristia a diferentes horas ao sábado e domingo o que só possibilita a vida aos crentes.
- Louvável e colaborante foi a presença dos jovens nas Eucaristias da Quaresma.
- As procissões de que o povo gosta tanto - tanto as da Semana Santa como as das festas populares - decorreram normalmente com postura digna das pessoas, participação e trabalho de muitos.
- A procissão Corpo de Deus foi valorizada pelo embelezamento das ruas e pelo cântico dos jovens.
*O que é preciso melhorar:
- Os grupos de  leitores e acólitos têm andado muito irregulares. Urge o assumir de mais responsabilidade. Quando uma pessoa não poder comparecer, deve avisar e arranjar quem a substitua.
- Há que reorganizar o Grupo de Acólitos.
- Há muita gente que podia comparecer nos momentos de oração da comunidade e não o faz. Há que motivar, divulgar e contactar.
- A procissão do Santíssimo é a Procissão das procissões. Mais adesão, mais concentração, mais participação. Mais oração, mais silêncio. Menos mirones e fotógrafos.
 
PASTORAL PROFÉTICA (Evangelização)
*O que esteve bem:
- O dia da inauguração do Centro Paroquial correu muito bem, foi uma verdadeira festa da comunidade. Muita gente a trabalhar com alegria, vários grupos empenhados como Conselho Económico, Catequistas, Grupo das refeições e outros. A comunidade esteve muito bem. E a festa da catequese foi uma maravilha.
- O ano catequético correu muito satisfatoriamente. Os pais foram acorrendo aos encontros e colaboraram nas festas (Festa do Pai Nosso, 1ª Comunhão, Crisma e Prof. de Fé). Todas correram muito bem e toda a gente esteve à altura.
- Catequese, Coral e Grupo de Jovens receberam novos elementos, o que renova e vivifica o trabalho destes grupos. Também os escuteiros, com muita adesão, após estes meses de organização, vão entrar em ritmo mais acelerado de trabalho.
- A comunicação social da Paróquia foi considerada muito boa, levando a Igreja para fora das Igrejas (Boletim Paroquial, Jornal Sopé da Montanha, Facebook e Bolg da Paróquia...)
*O que é preciso melhorar:
- É preciso motivar as pessoas - e que estas se deixam motivar - para esta realidade: muita gente aparece só pelas festas e depois desaparece... A fé não é uma camisa que se tira ou se veste quando apetece. A fé é vida.
- A Igreja existe para o mundo, de portas abertas ao mundo. Esse é o caminho da comunidade. Dentro da comunidade, coesão, UNIDADE, colaboração, mútua ajuda. A nossa preocupação é a evangelização dos que estão fora.
- As homilias não devem exceder os 10 m.
- É preciso que mais gente participe na comunicação paroquial, não podemos deixar quase tudo para o pároco e  direção do jornal que é de todos.
- Os grupos precisam de crescer, sempre mais, mais. Há que chamar, convidar, barter à porta.
- Há que ajudar as pessoas  ser assíduas, a participar. Também na Igreja compromisso é compromisso!
 
Pastoral Caritativa
*O que esteve bem:
- Aqui vale sobretudo a discrição, o não saiba uma mão o que faz a outra. Os gestos e atitudes caritativos de tantas pessoas, famílias e grupos que, sem dar nas vistas, ajudam, amam, são solidários.
- Os peditórios solidários.
- O trabalho dos grupos em prol de causas solidárias.
- O trabalho do GASPTA, tanto na ajuda como na angariação de fundos, tem sido rosto caritativo da Paróquia.
*O que é preciso melhorar:
Aqui o Conselho disse que, sendo este ano dedicado à Caridade, estão no Plano Pastoral os desafios.
 
Plano Pastoral Paroquial 2017/18
O anteprojeto do Plano Pastoral havia sido entrega antecipadamente a cada elemento do Conselho Pastoral. O lema é, de acordo com a Diocese, "Vai e faz tu também do mesmo modo."
Após análise e reflexão, o Plano recebeu alguns contributos e no final foi aprovado por unanimidade.
Então o tema central de toda a pastoral neste novo ano Pastoral, é a CARIDADE. A Caridade é o amor em ação.
Neste BOLG, poderá encontrar o Plano Pastoral Paroquial que também irá aparecer no Jornal Sopé da Montanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.