sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Em Fátima, rezei por todos




Estive em Fátima, Casa de Nossa Senhora do Carmo, mesmo junto ao Santuário, desde a segunda-feira passada à tarde até ao meio da manhã desta sexta-feira. Em retiro espiritual. Eu e mais algumas dezenas de sacerdotes de várias dioceses e de ordens religiosas. O retiro foi orientado por um padre jesuíta, o P.e Sérgio, em ambiente de silêncio que se estendia às refeições. Quatro conferências por dia a que o orientador do retiro chamava "pontos de oração", sempre a partir da Sagrada Escritura. As conferências/meditações nunca excederam a meia hora.  Ficou assim muito tempo para oração, reflexão, introspeção, viagem ao interior de cada um. Viajar é bom, mas viajar ao interior de cada um de nós não está muito na moda. Entretanto é a viagem mais importante.
Foi-nos sugerido que cada um procurasse os espaços que mais ajudassem a esta "viagem", concretizando na Capelinha das Aparições, Capela de Adoração ao Santíssimo, recinto....
Após a refeição das 20h, não havia nenhuma ação, pelo que pude participar no terço e procissão de velas onde, apesar de ser já outubro e de algumas noites de chuva, multidões participaram diariamente. De muitos povos e línguas, afirmando e fazendo vivenciar a universalidade da Igreja. A fé vivida contagiava e predispunha à abertura ao Mistério do Amor de Deus que Maria belamente vive e transmite.
Após a procissão, a Capelinha das Aparições oferece um silêncio para uma vivência única da intimidade com Deus. Momentos indizíveis!
Junto da sua Imagem, confiei a Nossa Senhora cada um dos meus paroquianos, todas as famílias, as crianças, os jovens, casais, idosos, doentes e aflitos, grupos paroquiais.
Rezei igualmente por cada um dos amigos das redes sociais, visitadores deste blog, meus familiares, amigos e benfeitores.
Intercedi pela paz e justiça social no mundo, pelas intenções do Papa, pelos sem pão, sem paz, sem razões de viver/acreditar, sem esperança.
Coloquei no coração da Mãe o Plano Pastoral para que a CARIDADE seja a nossa forma de acolher, sentir, viver e anunciar Jesus Cristo.
Agradeci tudo o que de bom e de belo o Senhor tem feito chegar à minha vida e à vida de cada pessoa. Um obrigado muito especial a Cristo pela Mãe que nos deu.
Pedi perdão das minhas faltas e pecados e dos meus irmãos na humanidade e na fé.
Por tudo e por tanto, obrigado, Santa Mãe!
Foram bons e belos estes dias.
O Pároco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.