quarta-feira, 25 de outubro de 2017

No nevoeiro das palavras, o homem precisa de encontrar a palavra certa, do amigo certo. (II)

 
Evangelho de São Lucas. Lc 22, 54-62
 
"...Pedro seguia-O de longe..."
- Quem é Pedro? Alguém que aceitou o convite do Senhor. Tinha-O seguido, deixou tido (até a sogra!). Na sua vida procurava de facto seguir o Senhor. Estava disposto a tudo pelo Senhor, disposto até a dar a vida se necessário. Pedro amava o Senhor. Nós ficamos sempre à porta, no exterior. Ficamos na aparência, mas Deus vê nos corações.
No contexto da Paixão, existe uma hostilidade crescente contra Jesus. É natural que aqueles que O  acompanhavam sintam esse ambiente tenso, o perigo que cresce. Os acontecimentos sucedem-se a uma velocidade vertiginosa. E isto vai modificando Pedro. Pedro segue-O de longe, mas segue-O...
 
- "... Estavas com Ele .... És dos d'Ele ... És como Ele..." (de fora para dentro)
As palavras que a mulher lhe dirige quando Pedro se aquecia à fogueira no pátio do sumo sacerdote.
A cada afirmação da mulher, Pedro responde com uma negação. Pedro é como nós. O nosso pecado não é um ponto de partida, mas um ponto de chegada. Os pecados que cometemos acontecem, constatamo-los. Como aconteceram? O pecado é um processo de distanciamento, de desidentificação. Pedro vai-se distanciando a níveis exteriores até níveis interiores e profundos, ao ponte de chegar a pôr em causa a amizade com Jesus.
É no coração que matamos, discriminamos... Olhemos para o mundo interior e vejamos o que nos afasta d'Ele. O que causa este pecado? O que está na sua origem? Ajamos nas causas e não nos efeitos.  Abramo-nos à graça de Deus, olhemos para a nossa história interior. Reparemos que 2/3 do iceberg estão submersos, não os vemos, mas são esses 2/3 que fazem mover o iceberg e não o 1/3 que se vê.
Quem ama quer ser como aquele a quem ama. O "ser como" brota de dentro.  Dentro de cada um é que está o importante. Com a sua negação, Pedro põe em causa a sua identidade de discípulo. Para Pedro parece que tudo acabou. Já não sabe quem é, nem quais os seus valores, , nem coisíssima nenhuma. Quando tal acontece, as pessoas abandonam...
 
- "... O senhor fixou os olhos em Pedro..."
Olhos nos olhos. Olhar é o meio mais forte de comunicação. O olhar de Jesus é um meio de comunicação fortíssimo que revela e desvela. Convida-nos à humildade. A verdade liberta. Aos outros não é bom mentir, a nós nem pensar, a Deus não vale a pena...
Jesus não condena. Nem moraliza. Perdoa. Responsabiliza. Ajuda a assumir as consequências do nosso pecado. Se ao fazer o mal, me dói porque fiquei mal diante dos outros, isso é narcisismo; se ao fazer o mal, me dói porque fiz mal a outro, só me resta ir pedir perdão. E esta a mensagem cristã.
A diferença entre Judas e Pedro. Pedro deixou-se olhar por Cristo, Judas nunca o fez. Com resultados à vista...
Grandes pecados, grandes momentos de graça. Pedro cede à bondade de Deus. A bondade é o início e fim de todas as coisas. O pecado é acidental, a bondade é estrutural. Meu Deus, porque sois tão bom... Reza o teu pecado para cresceres na misericórdia de Deus.
 
 Proposta: Diante do crucificado, pergunta-te o que queres fazer por Cristo, o que fizeste, fazes e farás por Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.