domingo, 1 de agosto de 2010

Estes jovens não fogem da comunidade

Ela acabara a sua licenciatura. Os pais, felizes, resolveram fazer-lhe uma festinha em que participaram familiares, o namorado, colegas e amigos.
Um dia apareceram pais e filha na sacristia:
- Senhor Padre, vimos pedir-lhe um favor caso possa.
- Digam então.
- Vamos comemorar o êxito escolar da nossa filha. Mas queríamos agradecer a Deus a ajuda que nos deu para a educarmos, a saúde e o trabalho para podermos custear os seus estudos.
- E eu - acrescentou a filha - gostava de agradecer a Deus o tino que me deu, as capacidades intelectuais e o amor ao estudo.
No dia combinado, foi celebrada a Eucaristia de acção de graças. Antes, a jovem perguntou ao Pároco se no fim poderia ler um pequeno texto.
- Certamente!
No momento próprio, subiu ao ambão e leu um pequeno texto, rápido, conciso e sentido de agradecimento às pessoas que a haviam ajudado na sua caminhada estudantil e educativa. Depois acrescentou:
- E agora, se me dão licença, gostava de consagrar a minha vida, o meu futuro, a Nossa Senhora.
E leu o seu texto de consagração. Que elevação! Que gratidão! Que confiança!
Lágrimas de alegria escorriam pelos rostos de familiares e colegas. Felizes pela grandeza interior desta jovem.

Foram muito unidos enquanto estudantes liceais e continuam unidos quando o emprego, a universidade ou a academia os separam.
Andem por onde andarem, cada ano, no último domingo de Maio, juntam-se. Para um bailarico? Para uns jogos de internet? Para umas tainadas? Para irem juntos à disco? Por causa de umas músicas de ocasião? NADA DISSO.
Para organizarem a Festa da Senhora de Fátima que preparam como podem. Sempre com alegria e gosto jovem. Mais, são eles que transportam o andor até à aldeia mais próxima da mesma freguesia. E olhem que a pé, é bastante mais de uma hora!

No último fim-de-semana de Julho, por casualidade, estavam muitos na terra.No sábado encontraram-se e imaginamos as histórias, alegrias, dúvidas e dissabores que partilharam. Chegaram a um consenso que agradou a todos. No domingo seguinte, ao fim da Missa, iriam pedir ao Pároco um encontro para com ele debater algumas questões que os preocupavam.
Após os cumprimentos da praxe, um deles, em nome do grupo, falou:
- Senhor Padre, nós sabemos que não há respostas para tudo. Mas gostávamos de partilhar com o senhor algumas questões que nos preocupam, ouvir o que tem para nos dizer, conhecer melhor o pensamento da Igreja. Sabe, hoje somos inundados com tantas e tão diversas informações e pontos-de-vista...
- Sempre às vossas ordens, miúdos! - respondeu convictamente o sacerdote, já não jovem.
E combinaram a data do encontro...

Quando a juventude quer, é imbatível!
Estes não se queixam, não ficam à espera que os venham buscar, não procuram o folclore e o que dá nas vistas, não fogem da comunidade, mas mergulham nela.
Para estes jovens, a fé é algo muito forte, comprometedor e bonito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.