sábado, 31 de julho de 2010

De novo em férias


Agosto costuma ser mês de férias para muita gente. Férias significa descanso, passeio, maior convívio com familiares e amigos, mudança de ares para praia ou campo.
Infelizmente, nem todos podem ter férias. Mas elas deviam ser um direito de todos os que durante o ano andam numa correria, para darem conta das suas obrigações.
Tempo de repouso, as férias são uma excelente ocasião de mudar de actividade, de fazer aquilo que a pressão das ocupações habituais nos não deixa realizar, de suprir lacunas na nossa formação, no nosso enriquecimento cultural, no nosso amadurecimento espiritual.
Quando falamos em férias, falamos num tempo em que andamos mais livres de compromissos, mas não queremos dizer que elas devam ser passadas na ociosidade.
Aproveitemo-las para um maior contacto com a natureza. Os passeios por meio de campos e florestas tonificam os órgãos corporais e aliviam o espírito. O movimento faz bem à saúde.
Recriar formas de desenvolver a nossa profundidade espiritual, com uma boa leitura, com tempo mais longo e sossegado de oração, com a participação mais frequente na Eucaristia, com diálogo sereno sobre as questões novas que se nos vão colocando, com a contemplação da Natureza, inclusive com a participação em alguns dias de formação.
Há quem venha cansado das férias. Sinal de que não se respeitou o doseamento de actividades e de descanso. Uns vêm cansados de não fazer nada, outros moídos de tanto reboliço.
Umas boas férias são aquelas que nos deixam preparados para retomar com optimismo a nossa profissão. E é isto que desejamos a todos os nossos leitores.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.