sábado, 14 de agosto de 2010

Foi há dez anos que D. António faleceu

1. As primeiras impressões dificilmente se extinguem. Mas são as últimas recordações que jamais se apagam.

D. António de Castro Xavier Monteiro chegou a Lamego com um coração de pastor e, quase 28 anos depois, despediu-se de Lamego com um olhar de pai.

Se a primeira marca constituíra já um registo forte, a derradeira imagem ofereceu, sem dúvida, uma memória imperecível.

É sabido que, ao aproximar-se o fim, D. António quase não falava. Mas não deixava de comunicar. Acima de tudo, com o olhar.

Era um olhar sofrido. Mas também um olhar sereno. Um olhar acolhedor. Um olhar agradecido. Um olhar de pai.

2. Foi há dez anos que D. António faleceu. Eram 18h30 do dia 13 de Agosto de 2000.

Confesso que me causa alguma estranheza que esta efeméride tenha passado incógnita na terra para onde ele veio com alegria e que serviu com extremos de dedicação.

D. António enchia as pessoas com a sua palavra e preenchia os ambientes com a sua presença.

Entrou na cidade a 8 de Outubro de 1972, vindo de Lisboa onde era bispo auxiliar do então Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

3. Ao saber da nomeação, não escondeu o contentamento: «Foi de joelhos, diante do altar, que li a carta onde me era significada a transferência para Lamego. Agradeci ao Senhor esta nova e grande chamada Sua ao seu serviço; e só Lhe pedi, mas comovidamente, que estivesse sempre comigo».

A partir dessa altura, Lamego passou a ser «a minha casa e a minha família». Em Lamego queria «ser pastor, vínculo de paz, de amor e de unidade».

4. A entrada de D. António na diocese foi um acontecimento marcante.Mobilizou toda a gente. E nem os mais pobres foram esquecidos.

As Conferências Vicentinas aumentaram (com mais um quilo de arroz, um quilo de açúcar, um quilo de massa e um pacote de chã) as dádivas para as velhinhas e (com alguns maços de cigarros) para os velhinhos!

Acompanhava o cabaz uma estampa em que se assinalava a «especial predilecção e ternura que o senhor Arcebispo já mostrara por esses membros sofredores de Cristo que são os pobrezinhos e os necessitados de toda a ordem».

5. A intervenção social e política não foi esquecida.

Nas eleições legislativas de 1979, publicou uma nota que teve larga repercussão.

Alertava ele: «A Igreja tem o uma dupla missão: afirmar e promover o respeito pelos direitos do Homem e denunciar e condenar todas as suas violações».

Já há trinta anos, D. António mostrava-se cônscio de que «a contestação das ideias pode ser um direito e até um dever» ao passo que «a destruição das pessoas nunca se justifica».

6. A sua grandeza ficava bem patente em pequenos gestos.

A 15 de Outubro de 1978, foi a Espadanedo, concelho de Cinfães, em visita pastoral.

Arlindo Pinto da Silveira, de 49 anos, estava paralítico há 36 em consequência do reumatismo agudo que o afectou. Pois D. António fez questão de o ir crismar a casa, ficando a corresponder-se com ele a partir desse dia.

7. Cultivava o D. António uma proximidade que surpreendia e cativava.

Era dotado de uma nobre simplicidade. Não falava muito, mas estimulava imenso.

D. António tinha, efectivamente coração de pastor, palavra de mestre e olhar de pai.

8. Não deixemos apagar o seu rasto. Não esbatamos a sua memória. Honremos o seu legado.

Disse Elie Wiesel que «esquecer é rejeitar». Seria imperdoável esquecer quem nunca nos esqueceu.

9. Jamais poderei esquecer a sua estatura espiritual, humana e intelectual.

A sua delicadeza sempre o distinguiu e nobilitou.

D. António nunca esqueceu Lamego durante a vida. Que Lamego não se esqueça de D. António após a sua morte.

10. Aqui deixo uma prece sentida. Daqui verto uma recordação entremeada de saudades. Profundas. Imensas.

http://theosfera.blogs.sapo.pt/348933.html

D. António Xavier Monteiro partiu para o Pai exactamente no dia do meu aniversário.

Tenho pelo senhor D. António, o bom Arcebispo-Bispo de Lamego, um carinho muito especial. A sua bondade lavrou no coração de quanto o conheceram pegadas impagáveis.

Foi o senhor Arcebispo quem me ordenou sacerdote faz neste dia 15 de Agosto 31 anos.

O Senhor D. António Xavier Monteiro referia-se então aos 3 sacerdotes que residiam em Mondim da Beira ( entre os quais me incluía) como "os meus rapazes". Jamais esquecerei quanto carinho ressoava nestas palavras. Obrigado, senhor Arcebispo!

Ainda hoje quando ouço referencias à presença do bondoso Arcebispo em Santa Helena onde sempre marcava apreciada presença, extravasam nas palavras dos que ali o viram imenso apreço, admiração, estima. "A figura altiva do senhor Arcebispo impunha solenidade e respeito. As suas palavras, proximidade e afecto faziam-no sentir como um pai e mestre", dizia-me há pouco uma senhora que nunca falta em Santa Helena.

Sim, é uma figura que a diocese não pode esquecer. Nunca. Até porque ele, junto do Eterno, é uma súplica intercessora pela diocese que amou e serviu com sábia e misericordiosa presença.

Por tudo e por tanto, obrigado, senhor Arcebispo!

P. Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.