sábado, 7 de agosto de 2010

De 8 a 15 de Agosto de 2010 - 38ª SEMANA NACIONAL DE MIGRAÇÕES

Com Francisco e Jacinta
acolherr Cristo nos Migrantes
e Refugiados Menores

Decorre, de 8 a 15 de Agosto de 2010, a 38ª Semana Nacional de Migrações que, em Portugal, nos convida a "com Francisco e Jacinta acolher Cristo nos Migrantes e Refugiados Menores". É o tema dos que vivem a aventura difícil de serem emigrantes do seu País – tantos de Portugal – tornando-se imigrantes num qualquer País estrangeiro – tantos em Portugal.
Reflectindo em todas as implicações desta realidade, damo-nos conta de quanto custa ser migrante em qualquer lugar, experimentando a tremenda dificuldade de ser 2 vezes estrangeiro: onde entra e de onde sai. Esta Semana Nacional pede-nos um duplo esforço de acolhimento: a quem vem para passar férias na sua terra de origem e a quem está, procurando hospitalidade, acolhimento, trabalho, justiça e respeito.
Sabemos que têm acontecido verdadeiras coisas horríveis no campo da exploração humana e, tantas vezes, na dimensão infantil. O que tantas pessoas e tantas crianças têm sofrido, sem o quererem e sem o merecerem, experimentando escravaturas e desumanidades, no pior sentido e com as piores consequências!... Sentíamos ser impossível – sobretudo com os actuais avanços de transparência, de proximidade global, de reflexão e de aprofundamento dos direitos fundamentais – haver tremendas injustiças, desigualdades e violências que, sem justificação alguma, são cometidas por vampiros sugadores da dignidade humana mais elementar.
Sentíamos ser impossível – no sector das crianças e dos menores – haver tamanho aproveitamento para benefício (qualquer que seja) de injustos exploradores das fragilidades de outros…
Estamos solidários com todos os Migrantes que procuram justiça, trabalho, igualdade, humanidade!... Igualmente, com os que querem a união e a justa convivência familiar – reconhecimento fundamental do direito à família unida – no País que os acolhe e lhes dá trabalho!... Muito justamente com a salvaguarda dos direitos das crianças e de todos os menores!...
D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.