quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ONU assinala primeiro Dia Mundial da Caridade

--
ONU assinala primeiro Dia Mundial da Caridade, no aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá

A Organização das Nações Unidas (ONU) assinala esta quinta-feira, 5 de setembro, aniversário da morte da Beata Madre Teresa de Calcutá (1910-...1997) o primeiro Dia Mundial da Caridade.

«Reconhecendo os esforços das organizações de beneficência e indivíduos, incluindo o trabalho da Madre Teresa», a assembleia geral da ONU «decide designar 5 de setembro Dia Internacional da Caridade», lê-se na declaração da 58.ª sessão plenária, realizada a 17 de dezembro de 2012.

Na mensagem para este dia, o secretário-geral da ONU sublinha que a «vida» e as «obras» que a religiosa católica fundadora das Missionárias da Caridade realizou em favor de «alguns dos membros da família humana mais pobres e mais vulneráveis» inspiraram «emulação por todo o mundo».

«Estranhamente, a caridade é por vezes dispensada, como se fosse ineficaz, imprópria ou até mesmo de alguma forma humilhante para o destinatário. "Isto não é caridade", esforçam-se por reivindicar alguns doadores, “isto é um investimento". Reconheçamos a caridade por aquilo que está no seu coração: um nobre empreendimento que visa melhorar a condição humana», pede Ban Ki-moon.

O responsável lembra o «papel importante da caridade na missão da ONU: «Doações de tempo ou de dinheiro; envolvimento voluntário na sua própria comunidade ou no outro lado do mundo; atos de cuidado e bondade sem esperar recompensa; estas e outras expressões de solidariedade global ajudam-nos na nossa procura partilhada de viver em harmonia e de construir um futuro pacífico para todos».

«Neste Dia Internacional, apelo às pessoas em todo o mundo, de todas as idades, para agirem segundo o impulso caritativo que reside em todos os seres humanos», conclui Ban Ki-moon.

 


 
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.