Vai começar a Semana da Educação Cristã, que decorrerá entre 29 de setembro e 7 de outubro. Vão começar também as catequeses paroquiais. Como todos sabemos, a catequese é o anúncio do Evangelho nas suas diversas vertentes. Sem esta, tudo o resto pode perder sentido. Por isso há que fazer dela a prioridade pastoral. Sem esquecer também a evangelização e formação dos adultos.
Mas não é fácil arranjar pessoas idóneas e de boa vontade que voluntária e gratuitamente se comprometam a preparar e a dar catequese. sobretudo nos meios muito povoados ou muito empobrecidos de gente. Este o quebra-cabeças em que se vêem muitas comunidades no princípio do ano pastoral.
Ser catequista é uma nobre forma de solidariedade cristã. É exercer belamente a vocação batismal ao apostolado. É dar a mão ao futuro com Deus.
Se descobre em si esse dom, não tema. Avance e diga a Deus: "Estou aqui, Senhor, podes enviar-me." Apresente-se ao seu pároco para desempenhar esse nobre serviço.
Depois há que criar espaços físicos e psicológicos que motivem a gente nova:
Salas minimamente confortáveis e individualizadas;
Acolhimento e simpatia entre catequista e catequizando;
Comunicação de uma mensagem motivadora, com pedagogia activa e interactiva;
Vivência da mensagem na Celebração Eucarística e também durante a semana.
Tudo isto requer uma boa formação do catequista, não apenas técnica mas também espiritual.
E por outro lado a colaboração dos pais, pois se estes se alheiam, os filhos também facilmente perdem o gosto. Não se educa uma criança se não houver um contributo de todos, daí que não possa haver uma catequese da infância desligada dos adultos e sobretudo dos pais.
Todos compreendemos que pôr em acção uma boa catequese para a gente nova não é coisa fácil. Ela tem que competir com o smartphone, a televisão, o desporto e outras actividades bastante aliciantes. Por isso o grupo de catequistas deve estudar estratégias, procurando ser um verdadeiro "laboratório" de partilha material e espiritual. E os Secretariados de Catequese (Nacional, Diocesano e Paroquial) têm de investir mais nas pessoas e nos meios.
NA PARÓQUIA DE S. PEDRO DE TAROUCA:
·
Dia 6 de Outubro, às 14.30h, no Centro
Paroquial, tem lugar a Reunião Geral de Catequistas.
·
Dia 12 de Outubro, às 15 horas, Missa de
Abertura do Ano Catequético, Reunião Geral de Pais e encontro dos catequistas com
os seus catequizandos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.