sábado, 8 de junho de 2013

36.ª peregrinação anual das crianças



Milhares de crianças de diversos pontos do país vão juntar-se este domingo no Santuário de Fátima para dois dias de convívio e oração inseridos na peregrinação anual dos mais novos à Cova da Iria.
Segundo o gabinete de comunicação do Santuário, a atividade deste ano tem como tema “Coração de Maria, Refúgio e Caminho” e o principal objetivo passa por ajudar as crianças e descobrirem e acolherem a “mensagem” que Maria ali deixou em 1917.
O organismo responsável por aquele local de culto iniciou há dois anos uma caminhada de preparação para a celebração do Centenário das Aparições e não quer deixar de “falar aos mais novos sobre este acontecimento”.
Em consonância com o plano pastoral traçado para 2013, a comissão organizadora da Peregrinação das Crianças baseou a atividade na “segunda aparição de Nossa Senhora”, que teve lugar a 13 de junho de 1917.
O tema da 36.ª peregrinação recorda “de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: ‘Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.
A ideia é mostrar aos jovens peregrinos que “o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refúgio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos, mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção”.
Neste processo, a comissão organizadora espera também fomentar nos mais novos um espirito de maior “abertura a Deus”, através de Maria, e “uma atitude geradora de confiança e paz”.
A Peregrinação das Crianças começou a ser feita em 1977 por iniciativa do Secretariado da Catequese do Patriarcado de Lisboa, com o apoio da Cruzada Eucarística, da Comissão da Causa de Canonização dos Pastorinhos e do Santuário de Fátima.
O evento vai ser presidido este ano por D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.