quinta-feira, 11 de abril de 2013

Portugal: Bispos apelam a «consensos» perante circunstâncias «especiais» da crise

Conferência Episcopal defende prioridade à proteção dos mais pobres e desempregados

 
 A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje à criação de “consensos básicos” na sociedade perante a crise que atinge o país, lembrando as circunstâncias “especiais” da situação económica e social.
“Os bispos apelam aos nossos governantes e a todos os responsáveis políticos e sociais para que tenham muito em conta as circunstâncias especiais da crise que atravessamos, quer pela grande dependência externa quer pela profunda mudança política e económica do mundo em geral”, assinala o comunicado final da assembleia plenária da CEP, que se iniciou na segunda-feira.
Segundo o organismo máximo do episcopado católico, a situação do país requer “grande disponibilidade para superar divergências legítimas e encontrar consensos básicos, dando prioridade ao bem comum da sociedade, com particular atenção aos mais pobres e aos desempregados”.
A mensagem manifesta sentimentos de “solidariedade e compromisso com todos os portugueses”, bem como “a certeza duma presença eclesial ativa na resposta aos graves problemas que a todos afetam”.
Os bispos “manifestam a sua proximidade junto dos que encontram mais dificuldade em viver dignamente, por si e pelas suas famílias”.
O comunicado final evoca ainda os 50 anos da publicação da encíclica ‘Pacem in terris’ (Paz na terra), de João XXIII, a 11 de abril de 1963, sobre a paz na comunidade internacional.
“Foi um gesto profético que teve grande aceitação, realizado pelo Papa que convocou o Concílio Vaticano II, o maior acontecimento eclesial do século XX. Mais do que olharmos para o passado, esta efeméride é ocasião para apelar à urgência da paz nos conflitos e guerras em diversos países do mundo e para recordar a importância do conhecimento e prática da doutrina social da Igreja”, refere a CEP.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.