quinta-feira, 21 de março de 2013

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

 

Reuniu hoje, no Centro Paroquial, o Conselho Pastoral Paroquial.
Após a leituras e a aprovação da ata da reunião anterior, passou à ordem de trabalhos:
Leitura e possível aprovação da ata da reunião anterior.
Reflexão sobre o Plano Pastoral em curso e alteração da data de eleição do próximo Conselho Pastoral.
Actividades da Semana Santa/Páscoa
Visita Pastoral.
 
No tocante ao segundo ponto agendado:
- O Conselho foi informado do adiamento das eleições para o Conselho Pastoral, tendo em conta a Visita Pastoral. Contudo as eleições terão lugar dentro do presente ano pastoral.
- Foi frisado que o Lausperene correu muito bem, sendo igualmente salientado que o mesmo deveria ser realizado no próximo ano, dado o seu interesse e o empenhamento dos povos.
- Foi dito que a Festa da Catequese foi um encanto e foi reconhecido o excelente trabalho de catequistas. Os catequizandos empenharam-se e participaram com entusiasmo.
- Focou-se a Escola da Fé como um espaço para o amadurecimento e crescimento na fé, conforme o apelo do Ano da Fé que vivemos. Solicitou-se o empenho dos conselheiros, visando a participação de mais e mais gente.
- Salientou-se a participação dos catequizandos nas Eucaristias quaresmais, ajudando a comunidade na vivência litúrgica e fomentados hábitos de participação e de partilha nos mais novos.
- Falou-se no crescimento do Grupo de Jovens, apoiado na aceitação da comunidade, e salientaram-se as ações realizadas: construção do presépio, oferta da prendinha no Natal, cantar das janeiras, participação no Lauspere, encontros de oração - mesmo fora da paróquia -, encontro com jovens da diocese, acolhimento e acompanhamento do grupo de jovens universitários que estiveram entre nós no início de fevereiro, dinamização da Via-Sacra que terá lugar em Sexta-feira Santa, etc.
- Referiu-se o interesse do contacto Bispo/jovens, dado o carisma que o Prelado tem de os cativar. Falou-se ainda do blog "Mesa de Palavras" onde o nosso Bispo explica semanalmente a Palavra de Deus.
- Salientou-se a caminhada de alguns grupos, como os acólitos, que precisam, contudo, de mais entrosamento e de mais unidade.
- Foi pedida especial atenção não só aos doentes como aos pobres, fazendo chegar as situações de pobreza "envergonhada" junto de quem de direito.
- Falou-se da participação de catequistas da comunidade no encontro diocesano de catequistas onde os nossos deram também o seu testemunho.
 
Quanto ao 3º ponto da agenda:
- As cerimónias de Quinta-Feira Santa, de Sábado santo e de Dia de Páscoa seguem como costume.
- Em Sexta-Feira Santa, vai realizar-se, às 15 horas, a Via-Sacra para Santa Helena, pelo caminho das Cruzes, dinamizada pelos jovens e presidida pelo Diácono. As pessoas que não puderem subir a serra a pé, têm em Santa Helena a Via-Sacra, presidida pelo pároco. No fim, uns e outros adorarão a Cruz.
- A Visita Pascal decorrerá como costume.
 
No que se refere ao último ponto agendado, foi dado a conhecer aos conselheiros as atividades da Visita Pastoral aceites pelo senhor Bispo. Sobre elas refletiu o Conselho, bem como sobre a intervenção dos grupos e povos nesta Visita Pastoral.
No Boletim da Páscoa, serão explicitadas as atividades da Visita Pastoral para conhecimento da comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.