quinta-feira, 14 de março de 2013

V DOMINGO DA QUARESMA - Ano C


A Primeira pedra
 
Leituras: aqui
 
 

 
Todos: Igreja casa do perdão
1. - É belo o episódio do Evangelho … Uma mulher pecadora apresentada a Jesus, para que fosse condenada…
2. - E o modo como Jesus abordou a situação…
- Todo o episódio é cheio de ensinamentos e novidade!
3. - Vamos reparar no modo como Jesus convida as pessoas a olhar para si mesmas!
-  «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra».
4. - É comprometedora a reação dos acusadores.
- Quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. E vem a surpresa de Jesus…
1. - «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?».
- «Ninguém, Senhor».
-«Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar».
2. - E neste gesto de Jesus acolhemos a misericórdia e o perdão de Deus…
3. - Jesus é o grande sinal do perdão de Deus…
4. - A Igreja é a casa do perdão… O perdão de Deus está à nossa disposição…
1. - Associado ao perdão está a conversão… Somos continuamente chamados à conversão.
- Somos continuamente chamados a reconhecer o que em nós não está bem e a reorientarmos a nossa vidas pelos caminhos do bem, do melhor bem…
2. - E tudo isto alicerçados na fé e confiança em Deus que nos oferece a sua compreensão, o seu perdão, a sua ajuda…
3. - É Ele que nos convida à esperança quando nos diz:
«Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas. Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes?
4. - Em Deus a nossa vida está sempre a recomeçar, a nascer de novo!
1. - Porventura das coisas mais difíceis de entendermos é como em nós, cristãos, considerados pessoalmente e em nós Igreja, conjunto dos batizados, coexistam ao mesmo tempo a santidade de Deus e o pecado do homem…
2. - É verdade! Somos santos e pecadores!
Todos: A Igreja é santa em Cristo e pecadora em nós os batizados.
3. - A doutrina da Igreja bem nos ensina: «Enquanto Cristo “santo, inocente, imaculado” (Heb 7, 26), não conheceu o pecado (cf. 2 Cor 5, 21), mas veio apenas expiar os pecados do povo (cf. Heb 2, 17), a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação.
4. - Em Jesus Cristo, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. Act 5, 31).
1. -Sabemos que o pecado não tem a força definitiva na nossa vida. Está vencido por Cristo.
2. - O que se nos pede é que aceitemos a Jesus Cristo … O que se nos pede é que façamos todos os esforços para O seguir como bons discípulos.
3. - Reconhecer e aceitar os nossos erros e pecados… Reconhecer e aceitar os erros e fracassos da nossa comunidade cristã; reconhecer e aceitar os erros e fracassos da Igreja no passado e no presente, é meio caminho andado  para o caminho da purificação, penitência e renovação.
4. - A outra parte do caminho á a confiança na misericórdia, no perdão de Deus, e na sua graça transformadora.
1.- Como S. Paulo reconhecemos que ainda não chegamos à meta, nem atingimos a perfeição… Mas continuamos a correr para ver se a alcançamos, uma vez que fomos alcançados por Cristo Jesus.
2. - Acreditamos na Igreja Comunhão, casa e escola da conversão. Acreditamos que somos Igreja Comunhão, casa e escola do perdão!
3-  Ouçamos um pouco do que nos diz o Catecismo da Igreja Católica sobre o perdão, ao falar-nos da reconciliação com a Igreja:
«Durante sua vida pública, Jesus não só perdoou os pecados, mas também manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na comunidade do povo de Deus, da qual o pecado os havia afastado ou até excluído. Um sinal evidente disso é o fato de Jesus admitir os pecadores à sua mesa e, mais ainda, de Ele mesmo sentar-se à sua mesa, gesto que exprime de modo estupendo ao mesmo tempo o perdão de Deus e o retomo ao seio do Povo de Deus». (§1443)
- Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige. A Igreja vive do perdão de Deus.. Queremos que a nossa paróquia e os nossos lares sejam casa e escola da conversão, casa e escola do perdão de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.