terça-feira, 12 de março de 2013

Missa pela eleição do Papa



Novo Papa deve estar pronto a «dar a vida» pela Igreja Católica, diz o mais antigo dos cardeais

O mais antigo dos cardeais da Igreja Católica afirmou hoje no Vaticano, na missa que antecede o Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI, que o novo Papa deve estar pronto a sacrificar a vida pelos fiéis.
“A atitude fundamental de todo o bom pastor é (…) dar a vida por suas ovelhas. Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor”, vincou o cardeal Angelo Sodano.
Perante os 115 cardeais que vão estar no Conclave e a maior parte dos membros do Colégio Cardinalício, revestidos de paramentos vermelhos, bem como de clero, leigos e autoridades civis que encheram a Basílica de São Pedro, o cardeal decano deixou um apelo à unidade.
"Todos nós devemos colaborar para edificar a unidade da Igreja", referiu, frisando que Cristo "estabeleceu os seus Apóstolos, entre os quais Pedro tem a primazia como o fundamento visível da unidade".
O antigo secretário de Estado do Vaticano lembrou o “serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira” realizado pelos Papas.
Os “últimos pontífices foram artífices de muitas iniciativas benéficas também para os povos e a comunidade internacional, promovendo sem cessar a justiça e a paz”, naquele que é um “serviço de caridade faz parte da natureza íntima da Igreja”, disse D. Angelo Sodano.
"Rezemos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra a nível mundial", prosseguiu.
A "missão de misericórdia" que Deus confiou "aos pastores da sua Igreja" compromete "todo o sacerdote e bispo, mas empenha ainda mais o bispo de Roma, pastor da Igreja universal" e "fundamento visível da unidade" eclesial, assinalou.
D. Angelo Sodano recordou o legado do Papa emérito, evocação seguida de um aplauso da assembleia: “Queremos oferecer-nos com Cristo ao Pai que está nos Céus para agradecer-lhe pela amorosa assistência que sempre reserva à sua Santa Igreja e em particular pelo luminoso Pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265.º Sucessor de Pedro, o amado e venerado Pontífice Bento XVI, ao qual neste momento renovamos toda a nossa gratidão”.
“Queremos implorar do Senhor que mediante a solicitude pastoral dos padres cardeais queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja”, acrescentou.
A missa, celebrada em latim, à exceção da homilia e de algumas orações, incluiu uma prece em português pedindo "justiça", "solidariedade" e "concórdia para a humanidade", além de pedidos em várias línguas pelos cardeais que vão escolher o sucessor de Bento XVI.
No final da celebração D. Angelo Sodano rezou para que o novo Papa "ilumine" a Igreja "com a verdade do Evangelho" e a "edifique com o testemunho de vida".
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.