quarta-feira, 13 de março de 2013

Quem é o novo Papa?

 
O recém-eleito Papa Francisco I é argentino e tem 76 anos de idade - apenas menos dois do que Joseph Ratzinger quando foi eleito. Apesar de ter sido o segundo mais votado aquando da eleição de Bento XVI, em 2005, o nome do arcebispo de Buenos Aires não constava dos favoritos deste Conclave. É o primeiro Papa da América Latina, e o primeiro não-europeu dos tempos modernos.Bergoglio entrou ontem para o Conclave mais no papel de ‘kingmaker’ do que de candidato a Papa, diz o jornal argentino Clarín. Ou seja, o arcebispo de Buenos Aires não era apontado como favorito, mas apenas como alguém que teria uma forte influência na formação de opiniões e na orientação dos votos.
Apesar de surpreendente, a escolha parece estar a agradar a comunidade cristã, que vê a nomeação como uma lufada de ar fresco na Igreja.
Bergoglio, que será conhecido como papa Francisco I, é um intelectual jesuíta, que viaja de autocarro e tem uma visão prática da pobreza: quando foi nomeado cardeal, conveceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma, de acordo com um pequeno perfil publicado pelo jornal inglês The Guardian. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.
Foi um dos mais ferozes opositores à decisão das autoridades argentinas de legalizar o casamento homossexual em 2010, argumentando que as «crianças precisam de ter o direito a ser criadas e educadas por um pai e uma mãe».
Nasceu em Buenos Aires a 17 de Dezembro de 1936, e, segundo o jornal La Nacíon, tornou-se sacerdote aos 21 anos, durante os estudos na Faculdade de Teologia do colégio de São José, em São Miguel de Tucuman (norte da Argentina). Foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II, a 21 de Fevereiro de 2001.
A docência desempenhou um papel muito importante na biografia do cardeal Bergoglio, já que ensinou em vários colégios, seminários e faculdades.
Em 1969 viajou para Espanha, para cumprir o seu terceiro período de preparação sacerdotal, e em 1972 regressou à Argentina para ser professor de noviços na localidade de São Miguel de Tucuman.
Entre 1980-1986, desempenhou as funções de reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel. Concluiu o doutoramento na Alemanha, e foi também confessor e director espiritual da Companhia de Jesus em Córdova (Espanha).
Apesar da forte influência na América Latina, e do seu papel de liderança durante a crise económica da Argentina, Jorge Bergoglio também tem ligações fortes ao velho continente, não só pelos estudos feitos em Espanha e na Alemanha, mas também por ser filho de italianos.
É unanimemente descrito como uma pessoa simples, que trocou o palácio de arcebispo por um apartamento modesto, onde era ele próprio quem preparava as refeições.
A eleição do novo Papa, após a histórica renúncia de Bento XVI no mês passado, foi alcançada após cinco votações, no segundo dia do conclave.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.