quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os valores cristãos na vida dos pequeninos

Escrito por Rachel Abdalla. Publicado em Catequese

 
 Se a criança recebe, desde a sua primeira infância, orientações voltadas para os valores cristãos, isso faz com que ela cresça praticando as virtudes e os ensinamentos de Jesus, de modo natural. E, esta orientação deve ser feita inicialmente pelos pais, no dia a dia, constantemente, sem desânimo e acreditando que não só as palavras, mas principalmente as atitudes são mais perceptíveis aos olhos dela. E, depois, estas orientações e exemplos devem continuar na catequese, lembrando o que pediu o Senhor: Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus! (Mc 10,14).
O Evangelho, que é a Palavra do próprio Deus para os homens, não é uma teoria distante, mas uma orientação de como viver a prática do amor e, por isso, precisa ser vivenciado e praticado. É como uma cartilha que aponta o caminho a ser seguido para se encontrar a felicidade.
A partir do momento em que a criança é inserida numa comunidade cristã, desde o seu Batismo, ela precisa aprender a viver coerentemente com os princípios que regem esta comunidade, pois a violência e a falta de caráter, por exemplo, são frutos de uma formação indiferente aos valores cristãos. Segundo Santo Thomás de Aquino: O pai é princípio da geração, da educação e da disciplina, de tudo o que se refere ao aperfeiçoamento da vida humana1. E segundo a Declaração Gravissimum Educationis, sobre Educação Cristã, promulgada no Concílio Vaticano II, 'as crianças têm direito de serem estimuladas a estimar retamente os valores morais e a abraçá-los pessoalmente, bem como a conhecer e a amar Deus mais perfeitamente'.
Os valores cristãos devem ser conhecidos pelas crianças para que, através da prática, se tornem cristãs de verdade. Contrariando o provérbio que diz que 'o hábito não faz o monge', é importante acreditar que os hábitos cristãos tornam as pessoas cristãs sim, pois, suas atitudes revelam o seu caráter e a sua integridade, a sua crença e a sua fé, ou seja, aquilo que ela é de fato.
No Discurso à Comunidade do Caminho Neocatecumenal, em 20 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI disse: 'Amadas famílias, a Igreja agradece-vos; ela tem necessidade de vós para a nova evangelização. A família é uma célula importante para a comunidade eclesial, onde as pessoas se formam para a vida humana e cristã...É com grande alegria que vejo os vossos filhos, tantas crianças que olham para vós, para o vosso exemplo... Convido-vos a não ter medo: quem leva o Evangelho nunca está sozinho.'
Isso vem reforçar a importância da prática dos ensinamentos e valores cristãos na vida dos pequeninos que olham para seus pais como um caminho a ser seguido, a fim de que cresçam fortes na fé e solidários aos apelos do mundo e dos menos favorecidos, seguindo os exemplos de Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.