sábado, 9 de fevereiro de 2013

A glória de Deus e a salvação do homem são os dois pólos da existência da Igreja

--
Deus e o homem

Sendo a glória de Deus e a salvação do homem os dois pólos da existência da Igreja, não espanta que a eclesiologia conciliar se revele simultaneamente teológica e antro­pológica. Fundamentalmente, porque ao lado da sua concentração no mistério trinitário de Deus há uma forte insistência na missão da Igreja entre os homens.

Verifica-se, deste modo, que o teocentrismo da dou­trina eclesiológica do Concílio implica igualmente um claro antropocentrismo. Ambas as dimensões são essen­ciais ao mistério da Igreja, não havendo lugar para uma sem a outra.

A origem da Igreja em Deus não a inibe de se inserir no coração da história humana. Neste sentido, compreende-se o nexo íntimo entre a Lumen Gentium e a Gaudium et Spes como os dois pilares de toda a construção eclesiológica do Vaticano . Daqui resulta que o esforço da Igreja no sentido de procurar a sua identidade está orientado para a diakonia, pela qual oferece à humanidade o que ela mais necessita. Esta preocupação pelo serviço ao homem esti­mulou decisivamente a atenção dispensada pelo Concílio à ação pastoral da Igreja.
In "Continuará o Concílio atual?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.