Deus e o homem
Sendo a glória de Deus e a salvação do homem os
dois pólos da existência da Igreja, não espanta que a eclesiologia conciliar se revele
simultaneamente teológica e antropológica.
Fundamentalmente, porque ao lado da sua concentração no mistério trinitário de
Deus há uma forte insistência na missão da Igreja entre os homens.
Verifica-se, deste modo, que o teocentrismo da doutrina eclesiológica
do Concílio implica igualmente um claro antropocentrismo. Ambas as dimensões
são essenciais ao mistério da Igreja, não havendo lugar para uma sem a outra.
A origem da Igreja em Deus não a inibe
de se inserir no coração da história humana. Neste sentido, compreende-se o nexo íntimo entre a Lumen
Gentium e a Gaudium et Spes como
os dois pilares de toda a construção eclesiológica do Vaticano . Daqui
resulta que o esforço da Igreja no sentido de procurar a sua identidade está orientado para a diakonia, pela qual oferece à humanidade o que
ela mais necessita. Esta
preocupação pelo serviço ao homem estimulou decisivamente a atenção dispensada
pelo Concílio à ação pastoral da Igreja.
In "Continuará o Concílio atual?"
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