sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

1º Domingo da Quaresma - 2013

(Símbolos a valorizar: bordão, caixa da renúncia, Bíblia, Youcat, pão, vinho e vela)

Bordão
1º Leitor: Estamos a viver o primeiro domingo da Quaresma. Quaresma é um tempo muito especial na vida dos cristãos.
Ao longo da Quaresma somos convidados a uma particular atenção à nossa vida, à Palavra de Deus.
Senhor, como sinal da nossa caminhada quaresmal, apresentamos-Te este bordão, o bordão do caminhante.

Caixa da Renúncia
2º Leitor: Quaresma é tempo de conversão. É tempo de olharmos para o nosso coração para verificar o que nele existe de bom e de menos bom para melhorar o nosso modo de ser.
É tempo de olharmos para o coração de Deus, e de nos abrirmos à generosidade infinita da sua misericórdia e do seu perdão…
É tempo de nos olharmos como comunidade cristã, como Igreja, que tem muito de bom e maravilhoso, mas que é constantemente chamada à conversão, a melhorar o seu estilo de vida.
Senhor, como sinal do nosso desejo de conversão, apresentamos a nossa caixa da renúncia. Queremos que ela signifique a abertura do nosso coração à misericórdia de Deus e ao amor aos irmãos.

 Bíblia
1º Leitor: Hoje somos especialmente convidados a confiar em Deus e na Sua Palavra. Diz-nos a segunda leitura desta Eucaristia: «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido»
Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige
2º Leitor: Jesus também foi tentado: - «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão».
Mas Jesus vence a tentação e indica-nos o caminho certo e seguro: ‘Nem só de pão vive o homem’. ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’».
Sim! Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus!
Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige
1º Leitor:  Senhor, trazemos-Te a Bíblia, o livro da Palavra que nos deste, para indicar:
- que queremos a Palavra de Deus na nossa vida;
-  que queremos a Palavra de Deus  no nosso lar;
- que queremos apoiar a nossa oração nos textos da Bíblia;
- que queremos que a Palavra de Deus que nos é dirigida em cada domingo, tenha eco tem no nosso coração e na nossa vida.

Youcat
2º Leitor: somos chamados a «readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são discípulos de Jesus».
Atendamos ao testemunho dos primeiros cristãos: Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos.
Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige. A Igreja vive dos ensinamentos que os sucessores dos Apóstolos têm dado à humanidade.
1º Leitor: Eis o Catecismo da Igreja Católica! Aqui que está a doutrina fundamental da Igreja, organizada e apresentada de uma forma sistemática e integral…. Aqui estão as grandes verdades da nossa fé em linguagem do nosso tempo.
Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige. A Igreja vive dos ensinamentos que os sucessores dos Apóstolos têm dado à humanidade.
2º Leitor: Perguntemo-nos: E nós? O que é que conhecemos da doutrina da Igreja? O que é que conhecemos dos ensinamentos do Santo Padre e do nosso Bispo?
Gostamos de frequentar reuniões de formação cristã? Ou temos pouca preocupação em esclarecer a nossa fé?
1º Leitor: Senhor, trazenos-Te o Catecismo da Igreja Católica. Ajuda-nos a gostar da tua Verdade, de toda a Tua Verdade!
Todos: - Irmãos, a Igreja vive da Escritura, da Palavra de Deus que Deus nos dirige. A Igreja vive dos ensinamentos que os sucessores dos Apóstolos têm dado à humanidade.

Pão, o vinho e a vela
1º Leitor: A primeira leitura diz: «Deus dos nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egipto».
Trazemos- Te, Senhor, estes dons que nos deste.
A vela, símbolo da nossa fé. Que a fé ilumine a nossa caminhada quaresmal!
O pão e o vinho que se vão tornar no Corpo e Sangue de Cristo, sustento da nossa vida cristã. Que pela força da Eucaristia sintamos mais coragem para a caminhada de conversão quaresmal.
Todos:  Sintamos o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são discípulos de Jesus.

ORAÇÃO DIÁRIA EM FAMÍLIA PARA A 1ª SEMANA DA QUARESMA

Senhor, nós somos a Vossa Igreja, que  vive da Escritura Sagrada, e dos ensinamentos que os sucessores dos Apóstolos têm dado à humanidade. Queremos que o nosso lar sejam casa e escola da Palavra de Deus, casa e escola dos ensinamentos da Igreja. Amen                                                                                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.