segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A senhora que não comprou a rifa

---
Uma nova igreja em construção na periferia de uma grande cidade. Para servir milhares de pessoas. Bem sabemos como as periferias dos grandes centros urbanos crescem desmesuradamente.
Um grupo de pessoas deita mão às mais variadas iniciativas para angariar dinheiro. Uma construção daquele tipo fica muito cara. Além do templo, a edificação contempla lar, centro de dia, instalações para catequese e formação. Nada disto existia na localidade em causa.
Uma das iniciativas foi o lançamento de uma rifa.

Aquela pessoa minha amiga telefonou-me há dias para tratar de uns assuntos pessoais. Na conversa, falou-me do entusiasmo da população daqueles bairros com a nova  Igreja. Enumerou iniciativas, contou peripécias, falou de grande união entre todos e de todos com o pároco.
No meio do entusiasmo, uma situação que relatou mudou o tom da sua voz.  Dirão os leitores que é um caso insignificante. Em si mesmo, claro que é. O significado é que não é nada insignificante.
Na escola onde trabalha a pessoa que me telefonou, há uma senhora ligada à Igreja, oriunda de uma zona rica da cidade,  e cuja militância cristã é bem conhecida de todos. Dirigiu-se a ela  para lhe vender uma rifa. Confiante na sua fé pública e entusiasta, pensava que a dita senhora iria acolher com entusiasmo a dita rifa e que até compraria mais do que uma. Engano. Negou-se peremptoriamente a colaborar. Razão?  "Na minha paróquia, temos feito muitas obras e não precisamos de andar com essas coisas."

Pois é. E não saímos da "quintalização" da Igreja. Falamos de uma Igreja "una, santa, católica e apostólica", mas na prática a  "minha igreja" tem as fronteiras da minha paróquia!!!
Amor? Solidariedade? Partilha? Colaboração? Há quem fale muito nisto, mas na vida retém-nas na gaveta.
Gandhi tinha muita razão quando dizia que os cristãos têm uma doutrina muito bonita, mas na vida negam-na.
Por isso, o que magoou a pessoa que me telefonou não foi a aquisição da rifa, foi o que isso significou numa pessoa que se diz crente!

2 comentários:

  1. Esta a ficar muito interessante este blog, parabéns ao autor

    ResponderEliminar
  2. Visitem tambeém facebookeosconflitos.blogspot.com e deixe também o seu comentário

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.