quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Perguntas e respostas sobre o ADVENTO

---
1. Quais as grandes festas do Ano Litúrgico?
R. O Natal e a Páscoa. No Natal celebramos a vinda do Messias Salvador. E na Páscoa a salvação operada pela morte e ressurreição de Jesus.
***
2. O que é que nos oferece a Igreja para nos prepararmos convenientemente para essas duas grandes festas?
R. A Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal, e a Quaresma, que nos prepara para a Páscoa.
***
3. Em que consiste propriamente o Advento?
R. O Advento é um tempo propício de penitência, mas também de alegria e esperança na vivência do mistério da encarnação de Deus que veio para nos salvar. Ele se fez homem no seio da Virgem Maria e assumiu plenamente a nossa humanidade, igual a nós em tudo, excepto no pecado, como nos lembra o apóstolo Paulo.
O Advento é tempo de preparação da celebração desse grande evento da história humana: a visita do nosso Deus e Pai pelo nascimento de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, há dois mil anos e a sua vinda hoje também à nossa vida e ao nosso coração. E para além disso tempo que nos convida a estar vigilantes, à espera da sua vinda gloriosa para nos julgar.
***
4. Qual é a virtude mais importante a cultivar no Advento?
R. A virtude da esperança. Apesar da crise em que muitos vivem, os cristãos não podem passar a vida a lamentar-se. Têm de seguir o exemplo dos alemães e dos japoneses do fim da guerra, que perante a destruição não só das suas economias mas também das suas casas e cidades puseram mãos ao trabalho de reconstrução e se tornaram países prósperos. Mal é quando um cristão tem uma visão pessimista e dramática da realidade. Essa atitude não é construtiva. O cristão é um homem de fé. Ele sabe que Deus tem a última palavra e o bem acaba sempre por vencer.
***
5. Que atitude nos sugere o Advento?
R. É preciso ter bem presente que este mundo é passageiro e a realidade última é o Reino de Deus. Reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.