sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IV Domingo de Advento - Ano B

--
Anúncios de Natal, que verdadeiramente nos surpreendem!Anúncios especiais, inesperados, surpreendentemente extraordinários!
1. Na primeira leitura, o rei David tem uma enorme surpresa! Não é Ele que vai fazer uma Casa, não é Ele que vai construir um Templo, para o Senhor, seu Deus! É o Senhor, Ele mesmo, que irá construir a Sua morada! Não já num Templo, não já numa Casa! Mas vai construi-la, a partir da sua descendência, a partir da sua própria família: «Serei para Ele um Pai e Ele será para mim um Filho». Ficamos a saber, que Deus vem morar no meio de nós, vem morar não numa «casa» feita pelas nossas mãos, mas numa família, que é obra do seu amor!
2.O Evangelho fala-nos de outro anúncio, o mais belo, inesperado e extraordinário anúncio, que alguma criatura podia alguma vez acolher. Deus fala ao coração de Maria, convidando-a para ser a Mãe de Jesus! Maria recebe um anúncio impensável, misterioso, extraordinário: Deus quer fazer dela a digna morada de seu Filho! Deus quer que o Seu Filho nasça do seu seio, cresça e viva na família de Nazaré. Maria estava noiva de José. E José era da tal descendência de David, à qual estava prometido o Messias, o Salvador. Por isso, o Filho que vai nascer é o Filho de Deus, há tanto tempo esperado! Curiosamente, este grande anúncio não foi feito, como de costume, no Templo, mas precisamente «em casa», onde Maria estava, vivia e esperava tanto o Filho de Deus, que O alcançou no seu seio!
3. Este anúncio enche de alegria o coração de Maria! A saudação do anjo não é a habitual, entre os judeus! É original e diz: «Alegra-te, rejubila, ó cheia de graça. O Senhor está contigo». Maria é saudada com esta «alegria», uma alegria reservada à Filha de Sião, Àquela que estava chamada a ser a verdadeira morada de Deus, uma morada não feita de pedras, mas de carne viva, de um coração vivo, que na realidade Deus deseja tomar como seu verdadeiro templo!Podemos dizer que a primeira palavra do Novo Testamento é um convite à alegria: "rejubila, alegra-te. Esta é a Boa nova: Deus não está distante de nós, não é desconhecido, enigmático, talvez perigoso. Deus está próximo de nós, tão próximo que se faz criança, e nós podemos tratar este Deus por "tu". Conhecer, acolher e amar este Deus é verdadeiramente a "boa nova", que nos traz a alegria e a felicidade.
4. Afinal, também nós percebemos que a alegria, a felicidade que o Natal nos traz, vem de dentro, de casa. Por isso, - como não há dois sem três – aqui vos deixo um terceiro anúncio. É um anúncio publicitário. Vamos ouvi-lo, pelo menos três vezes: (colocar em cena, este anúncio, retirando-lhe a palavra final: ikea:

“Se o chegar a casa o faz feliz… Se o não fazer nada, o faz feliz… Se o estar acompanhado, o faz feliz…Se o experimentar coisas novas o faz feliz…Se o barulho da chuva o faz feliz… E então se é assim tão simples, porque não está feliz? Porquê? A felicidade vem de dentro de casa. Viva mais a sua casa”!
5. Pois é mesmo isso: a felicidade vem de dentro, vem de dentro de casa. E o desafio desta semana, o desafio do Natal, é fazer chegar esta alegria à Casa de cada um, como o fez Maria. O verdadeiro presente de Natal é a alegria, e não as prendas caras que exigem tempo e dinheiro. Nós podemos transmitir esta alegria de modo simples: com um sorriso, com um gesto bom, com uma pequena ajuda, com um perdão! Levemos esta alegria, e o júbilo partilhado voltará para nós! Em particular, procuremos transmitir a alegria mais profunda, a de ter conhecido Deus em Jesus Cristo. Esta felicidade vem de dentro, de dentro de casa! Por isso, neste Natal, viva mais a sua casa! É aí mesmo, na sua Casa, que Deus quer vir, nascer e acontecer!
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.