quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

1 Março 2020 - 01º Domingo da Quaresma - Ano A

Leituras: aqui
A Palavra de Deus interpela a nossa vida
1º Leitor: Com que então já estamos na Quaresma 2020!
2º Leitor: Sim, é verdade. E esta Quaresma, no ano pastoral em que nos sentimos Igreja em caminho e em comunhão,  ainda tem mais significado…
1º Leitor: Mas recordem-nos o que é a Quaresma.
3º Leitor: A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa do Mistério Pascal de Cristo (Morte e Ressurreição). É tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
4º Leitor: Ah! A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina com a Eucaristia da manhã em Quinta-Feira Santa. Ao longo deste tempo, fazemos um esfoço para vivermos realmente  como filhos de Deus.
5º Leitor: A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo de preparação para o Mistério Pascal.
1º Leitor: Quaresma…40 dias. Porquê 40 dias?
6º Leitor:
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Na Bíblia fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número 40 significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
TODOS: Somos Igreja em caminho e em comunhão
1º Leitor: Como devemos viver a Quaresma?
2º Leitor: Na Quaresma, Cristo convida-nos a mudar de vida. A Igreja convida-nos a viver a Quaresma como um caminho para Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando as obras de Misericórdia. Convida-nos a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer-nos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus.
3º Leitor: Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
1º Leitor: Falem-nos do Jejum e da Abstinência…
4º Leitor: A prática do jejum e da abstinência tem a ver com a Quaresma como tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja.
5º Leitor: Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado 18 anos até os 59 completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.
Jejuar é fazer apenas uma refeição completa. Caso haja necessidade, podem-se tomar duas outras pequenas refeições.
6º Leitor: A obrigação da abstinência começa aos 14 anos e prolonga-se por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência.
Sobre a abstinência, o Direito Canónico diz que "consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre". A tradição da Igreja indica a abstenção de carne, nas sextas-feiras da Quaresma. "Mas poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados e dispendiosos [caros] ou da especial preferência de cada um".
Recordamos que Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa são dias obrigatórios de jejum e abstinência.
Todos: Somos a Igreja em caminho e em comunhão.
1º Leitor: Cada um de nós é sujeito a tentações várias.. Mas diz o Evangelho que Cristo também foi tentado…
2º Leitor: Pois. Cristo fez-Se igual a nós em tudo menos no pecado. Não admira a tentação.
1º Leitor: Mas Cristo caiu na tentação, foi?
3º Leitor: Não. Cristo resistiu ao tentador. Jesus sentindo a presença amorosa do Pai junto de Si, responde ao tentador: "Nem só de pão vive o homem...mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".
Sentimos, assim o amor de um Deus que FALA e eu sou convidado a  ESCUTAR.
4º Leitor: Cada Quaresma costuma ter um tema próprio. A Quaresma deste ano também tem?
5º Leitor: Sim, claro. É este: Juntos no cuidado da criação.
6º Leitor: É como está no cartaz: Cuidar da criação é caminho de salvação”
1º , 2º e 3º Leitores: Então nesta Quaresma, vamos crescer:
2º Leitor: no “carinho pela boa, bela e fecunda Criação com que Deus, nosso Pai, nos favoreceu, e nos incumbiu de amar.»;
3º Leitor: na consciência da dignidade da Criação, obra de Deus, na qual nos integramos e temos um papel fundamental, como seus cuidadores;
4º Leitor: na consciência da problemática que hoje envolve “a nossa casa comum”, e dos desafios que somos chamados a enfrentar «juntos», «caminhando com todos», na missão de, como Igreja, «cuidar com carinho do azul do céu e do verde da terra, do ar que respiramos, das árvores, dos mares, dos rios, das colinas, dos vales, dos campos, dos animais, dos passarinhos, cumprindo o mandato que lhe foi confiado pelo Criador.
TODOS: Cuidar da criação é caminho de salvação”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.