sábado, 1 de fevereiro de 2020

ENCONTRO DE FAMÍLIAS da Paróquia de Tarouca


Em 1 de fevereiro, realizou-se no Centro Paroquial de Tarouca, um Encontro da Famílias, como o lema:  Fazer caminho com Jesus”.
- Missa às 15h, no salão do Centro Paroquial, com a presença de pais e filhos.
- Após a Eucaristia, enquanto catequizandos se dirigiram para as suas salas de catequese, os pais ficaram no salão para o seu encontro, com o seguinte desenvolvimento:
*Cântico
*Testemunho de um casal (Luís Carrapa e Lurdes) que falaram  da sua experiência em família.
* Vídeo (foram gravadas crianças pequenas da nossa paróquia (catequese/escola) a responderem sobre algumas perguntas diretas, por exemplo: O que é uma família?; O que é preciso para ter uma família? Como se caminha com Jesus? Como se conhece Jesus?
*Testemunho de uma jovem da paróquia (Telma Teixeira) e de outra de fora da Paróquia (Catarina Duarte é uma jovem de Avões, catequista, que em junho passado deu um abraço ao Papa. Uma dos três jovens que participaram no Forum Internacional da Juventude).
*Cântico *Chá das 5.


Te agradeço pela minha família
E por tua presença no meu lar
Te agradeço pelo pão de cada dia
Que o Senhor nunca deixou faltar

          
Te agradeço pela nossa harmonia
Só em ti Senhor podemos confiar
Já te agradeço pelas tuas maravilhas
E os milagres que ainda há de operar

   
A minha família é bênção do Senhor
Me ensina a tratar minha família com amor
Edifica minha casa para o teu louvor
A minha família é um presente do Senhor
Ressalta deste encontro:


- A presença de pais que se mostraram atentos à mensagem partilhada e no fim manifestaram a sua satisfação com o testemunho recebido.
- O testemunho do casal e das duas jovens. Simples, sincero, vivencial, que tocou os presentes. Frisaram a importância de  Deus, da oração, do testemunho, da participação na comunidade, da importância da família na transmissão  e vivência da fé,  de pais que evangelizam filhos e de filhos que evangelizam pais, da confiança responsável de pais nos filhos e de filhos nos pais… E fizeram-no a partir da sua experiência, sem ocultar problemas, dificuldades e desânimos. Sobressaiu uma mensagem de alegria e de esperança, porque quem tem Deus sabe que Ele é maior do que os problemas.
- A celebração da Eucaristia, centrada na festa da Apresentação do Senhor, procurou ajudar as famílias a abrir as portas do coração Àquele que é a Luz para que Cristo ilumine caminhos, destrua as trevas da indiferença, da insatisfação e vazio interiores, das carências afetivas, relacionais e materiais.
- Foi proposto às famílias o testemunho da família de Nazaré. Família unida e reunida à volta de Cristo, caminhando por Cristo e com Cristo.
-  Foram indicadas as três palavras mágicas do Papa Francisco para a família, concretizando-as e inserindo-as no dia-a-dia: "Obrigado", "Por favor", "Desculpa".
Parabéns a todos os presentes.
Obrigado à equipa que, saída do Conselho Pastoral, planificou, organizou e dirigiu o Encontro. Estiveram muito bem e foram criativos.
Obrigado ao casal e às jovens  que deram  o seu testemunho. Foram momentos agradáveis e interpelantes.
Obrigado à Laida pela música e pela moderação do encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.