domingo, 9 de fevereiro de 2020

Dia Mundial do Doente em Tarouca. Uma bela experiência!



Em 9 de fevereiro, o Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde e das Pessoas Portadoras de Deficiência escolheu Tarouca para a celebração diocesana  do XXVIII Dia Mundial do Doente. Coube a este Departamento, em sintonia com a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca e com o paio da Paróquia de S. Pedro de Tarouca, organizar, difundir e realizar  esta celebração.
Embora o Dia do Doente tenha lugar em 11 de fevereiro, Dia da Senhora de Lurdes, por uma questão de conveniência pastoral, é celebrado entre nós no domingo mais próximo.

Pelas 15 horas, começou a Eucaristia a que presidiu o senhor Bispo. Tudo fora antecipadamente bem preparado, por isso não é  de estranhar que a cerimónia tenha decorrido com elevação, dignidade e participação. As admonições, oportunas, bem pronunciadas; os cânticos que o coral das 11h  dinamizou; as leituras proclamadas por idosos; o silêncio ativo dos presentes... Tudo foi um regalo espiritual.
Na homilia, D. António falou-nos do coração e dos braços abertos de Cristo onde cada um tem lugar e acolhimento. Disse que cada um é  chamado a ser braços e coração abertos para acolher, apoiar e amar a pessoa doente. Como Jesus.
Depois de uma explicação adequada do senhor Bispo, seguiu-se a celebração do Sacramento da Santa Unção, tendo o Prelado solicitado a colaboração dos padres Carlos e José Fernando na administração deste Sacramento. Todos os que o desejaram receberam a Santa Unção.
Seguiu-se o lanche, farto. Momento de convívio, agradável e confraternizante. Oferta e serviço da Santa Casa da Misericórdia, a quem se felicita e agradece.
Tudo correu admiravelmente. Não se estranha, por isso, que aqueles a quem foi destinado este dia tenham ficado contentes.
Para que estas coisas apareçam e corram bem é preciso trabalhar muito e que as pessoas se envolvam. Foi o que aconteceu. Liturgia bem preparada, arranjo atempado do espaço,  contactos, preparação do lanche, transporte dos doentes e idosos que não tinham alguém que os trouxesse, serviço do lanche,  voltar a arrumar os espaços... Tudo feito com enorme carinho, com o coração.
Obrigado às dezenas de idosos e doentes que marcaram presença. Simpáticos, acolhedores, participantes, agradecidos.
O nosso agradecimento à Santa Casa da Misericórdia que em todos os aspetos foi incansável e generosa.
Obrigado ao Coral, ao sacristão, à Comissão da Igreja, aos leitores, a quem deu a sua participação.
Obrigado ao P.e José Fernando, Diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde e das Pessoas Portadoras de Deficiência, pela escolha da nossa terra para esta celebração, pelo dinamismo e orientação desta acção.
Obrigado ao senhor Bispo pela bela mensagem transmitida, presença sempre amiga e próxima.
Um belo dia para quem participou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.