sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

VII Domingo do Tempo Comum - Ano B

--
Leituras: aqui 
São e salvo

1. Lotação esgotada, na casa de Jesus! E a multidão, em vez de ser caminho, é obstáculo, para chegar até Ele. Mas Jesus não está ali, para o espectáculo. A sua missão é sobretudo anunciar a Palavra! Abrindo o coração à Palavra, que vem do alto, Jesus quer tornar «sãos e salvos» os que acorrem à sua presença!
2. E veio a Ele, pelas mãos inteligentes e prontas da fé de quatro amigos, um paralítico. Entrou pelo teto e deve ter caído das nuvens, quando escutou as primeiras palavras de Jesus: «os teus pecados estão perdoados». Não era propriamente isso que ele estava à espera de ouvir! O que ele queria mesmo era pernas para andar. Mas, ao contrário, Jesus começa por uma cura interior, oferece, em primeiro lugar, o perdão. De facto, o pecado é uma espécie de paralisia do espírito, da qual só o poder do amor misericordioso de Deus nos pode libertar, permitindo que nos levantemos e retomemos o caminho pela via do bem. Por isso, a Jesus, não interessa apenas o homem “são” se isso não significar ao mesmo tempo “o homem santo”. Saúde e salvação, «são e salvo», são realidades que se reclamam mutuamente, na pessoa inteira, que é corpo e alma, dos pés à cabeça! Por isso, Jesus cura primeiro por dentro, para só depois sarar por fora.
3. Esta prioridade da dimensão espiritual, vem em sentido completamente contrário ao das nossas práticas de saúde! De facto, o nosso tempo fez da procura da saúde e do cuidado pelo corpo, uma obsessão doentia. Estranhando a doença e a velhice, como se estas não fossem uma coisa natural, procura-se estar em forma, e a todo o custo, como se daí viera a própria salvação. A saúde e a procura da aparente beleza do corpo tornaram-se hoje um culto, com as suas devoções, as suas asceses e sacrifícios. Senão vejamos: Aceita-se uma dieta rigorosa, para manter o corpo na linha! Mas despreza-se qualquer jejum e a abstinência propostos, em ordem ao domínio de si ou à partilha com os outros. Põe-se todo o empenho e sacrifício, no cumprimento estrito da receita para o emagrecimento, ou para o tratamento da pele, mas recusa-se qualquer disciplina moral, para o embelezamento da vida espiritual. Altera-se, em casa, a hora do jantar, por causa do ginásio ou da natação. Mas não se pode mudar a hora da Missa, por causa do almoço, nem apanhar frio, para vir à Oração. Promove-se assim a imagem do corpo, seja à custa do que for, do cheiro ou do calor, em centros de beleza, de relaxe e da fitness. Mas foge-se a sete pés do segredo e do silêncio do quarto para rezar, ou do confessionário, para se examinar e curar. A sorte de muitos psicólogos é que os cristãos se confessam muito pouco. O SPA e o divã são muito mais atraentes que o confessionário!
4. Queridos irmãos e irmãs: O início da Quaresma está para breve, com todos os exercícios, corporais e espirituais, que lhe estão associados. Mas curiosamente, o Papa vem lembrar-nos, na sua Mensagem para a Quaresma, que esta não será apenas um tempo para prestar maior atenção ao bem físico e material dos outros, mas sobretudo uma oportunidade para atender ao “bem espiritual do irmão”, a quem é preciso corrigir com amor e orientar no caminho da santidade e da salvação!
5. Preparemo-nos, então, com determinação, para começar este caminho, vencendo os obstáculos da multidão anónima, que nos impede de entrar na Casa, onde Jesus mora e nos cura por dentro. Façamos tudo o que for preciso, façamos das tripas coração, para que chegar ao encontro com Jesus e, a partir daí, avaliar tudo do teto para cima! Façam um furo, abram na vida uma brecha para chegar ao encontro salutar com Deus! Custe o que nos custar!
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.