domingo, 12 de fevereiro de 2012

1ª REUNIÃO DE CATEQUISTAS NO CENTRO PAROQUIAL

Teve hoje lugar uma reunião geral de catequistas no Centro Paroquial, com a presença da grande maioria deles.
Finalidades da reunião:
1. Debater o modo de funcionamento da catequese no Centro Paroquial.
2. Analisar problemas e sucessos na catequese paroquial.
3. Preparar a Festa da catequese, em 17 de Março próximo, no Auditório Municipal.

Em relação ao primeiro ponto, foram propostas regras a ter em conta na utilização pela catequese do Centro Paroquial. Após análise e debate, foram aprovadas e serão levadas ao conhecimento de pais e catequizandos no dia em que o mesmo Centro abrir para a catequese. Pensa-se, se tudo correr bem, que tal acontecerá em 25 de Fevereiro.

Quanto ao segundo ponto, concluiu-se:
- Há grupos a funcionar muito bem e temos catequizandos empenhados, participativos e correctos. Parabéns aos catequizandos e seus pais! É belíssimo vviver a serenidade alegre que brora da nossa fé em Cristo!
- Há um ou outro grupo onde existem alguns catequizandos cuja educação, comportamento, assiduidade e aptrendizagem deixam muito a desejar. É preciso que se continue, sem esmorecer, a fazer o melhor que se pode, mas é ainda mais preciso que os pais despertem para o seu papel de verdadeiros educadores e assumam a sua missão, pois são os primeiros e principais educadores de seus filhos. Os catequistas, motivados pela sua fé, querem ajudar, gratuitamente, os pais no cumprimento do seu dever. Mas é preciso que os pais se deixem e queiram ser ajudados.
- A vigilância e acompanhamento dos filhos cabe aos PAIS antes e depois da catequese, na Eucaristia e a seguir a esta.
- Toda a catequese se orienta para a Eucaristia, por isso catequese sem Eucaristia é como corpo sem cabeça. É incompreensível como há catequizandos que vão à catequese e depois faltam a Missa, apresentando as mais estapafúrdias desculpas. Mais grave ainda: há pais que procuram os filhos após a catequese e os levam com eles para casa ou então ficam cá fora enquanto os filhos estão na Eucaristia.
Teremos que tomar medidas claras para evitar estes comportamentos completamente sem sentido. A seu tempo, vamos ter de controlar, através da marcação de faltas, a frequência dos educandos à Eucaristia. É que "sou muito amigo do meu amigo, mas sou mais amigo da verdade".
- Como podem fazer as "comunhões" e o crisma catequizandos que não participam na Eucaristia  nem em outras actividades de Igreja???
- Pai! Mãe! O exemplo é tudo. ACOMPANHE  O SEU EDUCANDO À EUCARISTIA! Em nome da fé que diz professar, em nome do exemplo e do testemunho para o seu filho.
- A catequese tem tempos de férias, mas a EUCARISTIA NÃO TEM!
- Sem educação e sem valores, nunca teremos pessoas livres. A educação cabe em todo o lado. Alguém dizia que uma criança ou adolescente mal comportados e mal educados são os piores embaixadores do ambiente familiar donde provêm.

Relativamente ao 3º ponto, debateram-se os pormenores da festa e concordou-se num plano de execução da mesma.

Foi ainda estabelecido na reunião que cabe somente aos catequistas do 10º ano decidir que adolescentes vão fazer o Crisma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.