domingo, 8 de dezembro de 2019

SIMÃO PEDRO, Testemunho e memória do discípulo de Jesus Cristo

Em 8 de dezembro, na Igreja de São Pedro de Tarouca, foi apresentado o livro "SIMÃO PEDRO, Testemunho e memória do discípulo de Jesus Cristo", da autoria de Monsenhor Arnaldo  Pinto Cardoso. Bastantes pessoas estiveram presentes.
O Coro Benedictus iniciou e encerrou a sessão com belas melodias que os presentes muito apreciaram.
A apresentadora da sessão, Almerinda Matias, esteve muito bem como apresentadora e condutora dos trabalhos.
Na mesa da presidência, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Valdemar Pereira,  a representante da Alêteia Editores, Drª Zita Seabra, o autor da Obra, Mons. Arnaldo e o Bispo de Lamego, D. António Couto.
Todos os oradores felicitaram o autor da Obra. O Presidente da Câmara aludiu às obras de restauro da Igreja que em breve terão início. A Drªa Zita Seabra fez referência aos vários livros do autor e falou da importância cultural do Livro agora apresentado.
Mons Arnaldo Cardoso afirma na introdução do Livro: «Porque a história da Igreja assenta sobre a história de Pedro, é im­portante descobrir, em cada época, os traços perenes da sua vida como discípulo do Senhor. O seu perfil apostólico não só ilumina a resposta pessoal de cada um, como também responde às interroga­ções com que cada comunidade confronta o seu ministério no seio da Igreja. Através dos tempos, a figura de Pedro, enquanto Pescador, Pastor e Discípulo, foi sempre farol e bastão para o povo que segue os passos de Jesus. A estas imagens vêm juntar-se outras que defi­nem o perfil plurifacetado do Apóstolo: Pedro confessor e mártir da fé cristã, Pedro guardião da fé perante as falsas doutrinas, Pedro um homem fraco e pecador. Pôr em evidência o exemplo do discípulo que seguiu o Mestre com uma dedicação total, até ao fim, é ainda um modo de proclamar o Evangelho, pelo qual Pedro deu a vida na capital do Império que o rejeitou e que só mais tarde o glorificou.»
A Obra foi apresentada ao público presente pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, que salientou: "Cumpre-me, finalmente, agradecer ao Autor, Mons. Arnaldo Pinto Cardoso, ilustre filho da Igreja lamecense, por nos ter brindado e enriquecido com tão meritória Obra, que serve e dignifica a Igre­ja e a cultura de expressão portuguesa, e ajudará com certeza muita gente a enriquecer os seus conhecimentos, a crescer na fé, e a encontrar bases simultaneamente sólidas e enternecidas para a devoção popular ao Apóstolo Pedro dedicada. Quero ainda salientar que o livro se apresenta com uma roupagem literária ao mesmo tempo acessível e bela, cativante mesmo, certamente fruto do gosto e dedicação que o Autor dedicou à sua conceção, maturação e construção. Além de ser um precioso guia para quem quiser visitar os lagares do Apóstolo nas páginas do Novo Testamento, é-o ainda para quem quiser continuar a acompanhar a sua Memória em Roma, sobretudo na imponente Basílica de S. Pedro, e em Portugal. Obri­gado, Mons. Arnaldo."
Depois da sessão, todos os presentes foram convidados para um "Espumante de Honra" oferecido pela Câmara, servido no Centro Paroquial. Apareceu quem quis… 
Um sentido obrigado à Câmara Municipal pelo pela logística, pela oferta e pelos serviços. Obrigado ao coro Benedictus pelos belos momentos  musicais que proporcionou. Obrigado à Almerinda pela forma elegante e eficaz como conduziu a sessão. Obrigado à Comissão da Igreja e ao sacristão  pelos serviços prestados. Obrigado a todas as pessoas pelo trabalho e colaboração oferecidos. Obrigado ao público pela presença e pela maneira como soube estar. Parabéns, Mons. Arnaldo por mais uma Obra que vem enriquecer a fé e a cultura dos cidadãos. Obrigado por ter escolhido a Igreja de Tarouca para a apresentação do livro. Obrigado, sr. Bispo, por ter ajudado a compreender a obra e a contextuá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.