quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

8 Dezembro 2019 - Solenidade da Imaculada Conceição - Ano A

Leituras: aqui
No início da Eucaristia
(Gesto: alguém levanta a Coroa do Advento e mostra à assembleia)
1º Leitor: Olhem, estamos a celebrar o 2º Domingo do Advento. Hoje é um dia muito importante. Celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição
2º Leitor: Imaculada Conceição? Que é que isso quer dizer?
1º Leitor: Significa que Nossa Senhora foi concebida sem pecado. Desde o momento em que os pais dela a geraram, Deus livrou-a do pecado original. Aquele pecado com que todos viemos ao mundo. Maria Santíssima foi a única excepção.
2º Leitor: Ah! E olha que Ela bem mereceu esse privilégio! Aceitou ser a Mãe do nosso Salvador Jesus Cristo, viveu com total entrega a Deus e amou os outros.
1º Leitor: Exatamente. Maria, nossa Mãe, acolheu a vontade de Deus, acolheu Jesus no seu seio, acolheu e ajudou as pessoas, acolhe-nos a cada um de nós.
1º e 2º Leitores: - ACOLHEI-VOS UNS AOS OUTROS PARA GLÓRIA DE DEUS

Pai Nosso
(Gesto: alguém levanta o cartaz e mostra  à assembleia)
1º Leitor: A 1ª Leitura apresenta-nos Adão e Eva que preferiram as trevas: o  egoísmo, o orgulho e a autossuficiência... Ora, viver  à margem de Deus leva, sempre, a percorrer caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.  
2º Leitor: Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e viveu totalmente de acordo  com os planos de Deus. Ela preferiu a luz. Do seu "sim" total a Deus, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.
1º Leitor: Continuamos em Advento.  Jesus Cristo é «luz dos povos», «luz para todos os homens», «luz para a Igreja». Peçamos ao Pai a quem agora vamos rezar:
- Que abramos as portas e janelas da nossa vida a Cristo para que a Sua luz nos ilumine e nos conduza;
- Que à imitação da Mãe do Céu, acolhamos a vontade de Deus manifestada em Jesus Cristo, nossa luz. Acolhamos e ajudemos as pessoas que, como nós, são filhos e filhas muito amados de Deus.
1º e 2º Leitores: Jesus é a nossa luz. Maria é a estrela que a Jesus nos conduz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.