segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

45º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca



1 de dezembro. O país comemora a Restauração da Independência, operada neste dia em 1640, após 60 anos de domínio espanhol.
Pois neste dia importante para a História de Portugal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebra igualmente  o seu 45º aniversário.
O hastear das bandeiras deu "início oficial às comemorações”. Após a Eucaristia, teve lugar a receção às entidades oficiais, seguindo-se a sessão solene e o desfile motorizado e apeado do Corpo de Bombeiros. O almoço de confraternização encerrou a comemoração aniversária.
Estiveram presentes, como habitual, representantes dos Bombeiros de Bucelas, de Lamego, entre outros.
A Eucaristia dominical, presidida pelo P.e Dr. Paulo Alves, concelebrada pelo capelão dos Bombeiros e com animação litúrgica de pessoas ligadas à instituição, teve lugar no salão do Quartel dos Bombeiros, hoje "Igreja Paroquial" da comunidade.





 
Sessão Solene
“Bombeiros: um voluntariado que é único”
Todos os oradores se congratularam com as boas relações institucionais existentes entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca e os cidadãos, as empresas da zona, outras associações, o município.
Foi unânime um olhar de admiração, de homenagem e de gratidão em relação ao passado. Os dirigentes desta associação, sócios e bombeiros que, com o seu trabalho, dedicação e persistência, contribuíram para que esta instituição fosse o que hoje é.
As felicitações aos condecorados passaram pela voz dos oradores.
Elogiada foi a competência técnica, dedicação e coragem dos nossos bombeiros.
Gratidão e admiração expressas para com as famílias dos bombeiros e um elogia especial para com os da logística.
"Ganhar a confianças dos tarouquenses" 
 Comandante dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, António Augusto,  visivelmente emocionado, falou dos Bombeiros como uma das instituições mais acarinhadas do concelho, pelo trabalho feito e pela dedicação à causa. Alertou as autoridades e o Ministro respectivo para a falta de incentivos, o que afasta as pessoas do ingresso na missão de bombeiro.
Prometeu que os bombeiros tudo vão fazer para ganhar, cada vez mais, a confiança dos tarouquenses.

"O Estado demite-se da sua obrigação para com os Bombeiros"
O Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, Dr. Amaro Nunes, salientou a boa relação institucional com a Câmara Municipal de Tarouca - referência até a nível nacional -  e exaltou o trabalho de todos os órgãos sociais da instituição, falando de consciência de dever cumprido e de gestão rigorosa e eficaz.
Referindo-se ao acesso e ingresso na carreira, salientou que o Estado se demite da sua obrigação para com os bombeiros. "O Estado não cria condições nem incentivos ao voluntariado".  E perguntou: "De que valem as viaturas e os quartéis se não tivermos homens e mulheres que descubram a missão de ser bombeiro, isto é, voluntários pela paz?"

O Comandante Operacional Distrital  frisou a importância das relações de  harmonia interna e externa das corporações, falou de uma aposta forte na procura de novos bombeiros e referiu as 48 ocorrências de incêndio, nos últimos 10 anos, em que intervieram os Bombeiros de Tarouca.
O Secretário do Comando Executivo da Liga  classificou os 45 anos de existência desta Associação Humanitária como "45 anos de honra, glória e memória." Disse que a Escolinha de Infantes e Cadetes é o futuro desta instituição. Salientou que o abandono de fileiras é transversal a todo o país, seja interior ou litoral.

"Persistir na formação e na informação"
O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, frisou que persistir na formação e nas informação é igual a Bombeiros Voluntários de Tarouca. Falou de ingratidão das pessoas perante algumas ações dos bombeiros e referiu o papel discreto e de retaguarda dos órgãos sociais que, não dando nas vistas, são indispensáveis ao bom desempenho dos bombeiros.
Disse ainda  que, mensalmente, a autarquia garante a estabilidade financeira da instituição.  

  
 Medalhados 

Medalha 5 anos, Grau Bonze
- Carlos Manuel Monteiro
Medalha 10 anos, Grau Prata
- António Manuel Silva
- Sónia Maria Jesus
- Tiago José Bastos
- Fábio António Silva
- Rúben Filipe Cardoso
Medalha 25 anos, Grau Ouro
Manuel Paulino Carvalho
Medalha Quadro de Honra
- Amândio Almeida Vingadas
- Duarte Augusto Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.