sexta-feira, 15 de março de 2019

Visita aos doentes - 2º dia

15 de março. 2º dia de visita aos doentes. Neste caso, Tarouca, Castanheiro do Ouro, CAO e Unidade de Saúde.
Na sua Mensagem para a Quaresma 2019, o Papa propõe a todos os católicos uma caminhada de preparação para a Páscoa marcada pelo “arrependimento, a conversão e o perdão”, com manifestações na vida pessoal e social, “particularmente através do jejum, da oração e da caridade”.
A caridade. A visita aos doentes é uma forma magnífica de exercer a caridade. Dar tempo; oferecer um sorriso;  escutar mágoas e sofrimentos; oferecer a cada pessoa oportunidade de acolher o perdão, a misericórdia e a graça de Deus através do Sacramento da Reconciliação; deixarmo-nos a nós e às nossas coisas para irmos ao encontro dos irmãos mais frágeis e sofredores, percorrendo as periferias existenciais; levar um pequeno miminho em nome da comunidade; partilhar com as famílias e instituições onde os doentes se encontram abatimentos e satisfações, enriquecendo-nos com o exemplo de tantos e tantas que diariamente fazem o seu melhor como bons samaritanos da cruz de quem sofre…
Pároco e GASPTA  tiveram oportunidade de viver com o próximo doente a bela experiência da caridade quaresmal.
Hoje queremos também salientar o trabalho que não dá nas vistas, que não está sob os holofotes da fama, mas que é imprescindível numa comunidade cristã. Referimo-nos aos Ministros Extraordinários da Comunhão. Semanalmente eles vistam os doentes e lhes levam o que de melhor temos para lhes oferecer: O Santíssimo Sacramento. Verificámos o carinho que os doentes sentem pelos Ministros Extraordinários da Comunhão e como apreciam a sua presença e agradecem o presente máximo que lhes levam: JESUS!  Nalguns casos e em certas épocas, a visita destes ministros é a única visita que os doentes têm, fora os seus cuidadores…
Aos Ministros Extraordinários da Comunhão toda a comunidade deve estar grata, estimulando-os.
Mas visitar os doentes não  é tarefa exclusiva do pároco, do GASPTA, dos Ministros Extraordinários da Comunhão! É dever de todos. Repetimos, de TODOS!  Todo o jovem, adulto e idoso de coração digno deve visitar quem sofre e se sente mais abandonado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.