quarta-feira, 6 de março de 2019

Uma vez mais se nos estende diante dos olhos e do coração o caminho longo da Quaresma, que nos encaminha para Páscoa da Ressurreição. Caminho este que se prolonga do pó das cinzas, que nos recorda a terra onde havemos de voltar, ao chão do Sepulcro vazio e aberto donde dimana a luz da vida eterna.
Um tempo novo, e que nos renova; um tempo forte, e que nos fortalece; um tempo santo, e que nos santifica; o tempo de Deus que nos diviniza.
Este ano, a nossa caminhada litúrgica da Quaresma centra-se no tema do ano pastoral: “Somos Igreja, chamada e enviada em Missão”. Vamos, ao longo das várias semanas acolher os desafios libertadores da Quaresma.
Somos a Igreja de Cristo, Morto e Ressuscitado. Cristo Morto e Ressuscitado é a única razão de ser da Igreja, pois a Igreja só existe por causa de Cristo.
A cruz junto do altar simboliza esta realidade ao mostrar durante a Quaresma a cor roxa e durante a Páscoa a cor branca.
Também estará junto do altar a Caixa da Renúncia, dizendo que o amor a Cristo é inseparável do amor ao próximo, especialmente do próximo mais necessitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.