segunda-feira, 18 de março de 2019

3º dia de visita aos doentes




"Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me."
(Mt 25, 34-36)
   
Gondomar, Quintela, Arguedeira e parte dos Esporões. Foi por aqui que passou a visita aos doentes neste terceiro dia a eles dedicado. GASPTA e pároco foram ao seu encontro.
Queremos ressaltar, mais uma vez, o serviço fantástico das  pessoas que cuidam dos doentes e os ajudam. Parabéns a todos.  Quando falam dos seus cuidadores, muitos doentes espraiam no olhar um mar de carinho e gratidão, repetindo uma frase simples mas que diz tudo, tudo mesmo: "É o que me vale"!
Também é imensa a satisfação que baila no rosto dos doentes quando se referem aos seus familiares e amigos: "Telefonam muitas vezes"; "Fazem grandes viagens  e muito sacrifício para virem ver-me"; "Ajudam a resolver os meus problemas"...
Claro que também aparece uma ou outra situação que magoa os doentes e que tem a ver com abandono, indiferença, desentendimentos…
Este ano, os doentes estão a parecer-nos menos queixinhas, mais confiantes. E isso é ótimo. Quando à doença acrescentamos o queixume exacerbado, ficamos a sofrer duplamente.
Obrigado, irmãos doentes, por tanto que ensinais, pelo vosso acolhimento, também pela vossa fé. Também hoje todos os doentes quiseram receber o Sacramento da Reconciliação, numa abertura maravilhosa à misericórdia de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.