sábado, 23 de março de 2019

Reuniu o Conselho Pastoral Paroquial


Em 22 de março, reuniu no Centro Paroquial, o Conselho Pastoral Paroquial. Após a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, os presentes trocaram impressões sobre o Plano Pastoral em curso.

O Pároco fez uma introdução ao assunto, estabelecendo a ligação entre os temas dos vários tempos do ano pastoral; enumerando as ações realizadas até ao momento; explicando o motivo por que não foi possível levar a efeito a ação prevista para o Dia dos Pobres e falando  da sua substituição por outra que se veio a revelar profícua. Antes do Natal, os catequizandos ofereceram géneros alimentícios para o GASPTA os distribuírem por carenciados, tendo sido oferecido um lanche aos mais novos na ocasião, ensinando assim que amar é dar e receber. Foi um sucesso a adesão dos pequenos e suas famílias. Tem sido muito importante este gesto para apoiar carências, sempre na dinâmica do Evangelho, que “não saiba a mão esquerda o faz a tua direita.”

De seguida os conselheiros foram dando a sua opinião. Todos assinalaram que o Plano Pastoral está a decorrer com normalidade, sem falhas. Tendo louvado:

- O gesto voluntário de pessoas que estiveram presentes na recolha de alimentos para o Banco Alimentar.

- A oração mariana levada a efeito pelos jovens em 8 de dezembro.

- A oração para a Consoada inserta no Boletim do Natal e que muitas famílias utilizaram com gosto.


- O trabalho discreto, mas indispensável, que os Ministros Extraordinários da comunhão realizam semanalmente junto dos doentes a quem levam o Senhor.

- O Encontro dos Pais, a Festa da Catequese, Encontro com os idosos e doentes, o Dia da Bíblia, a  realização das promessas escutistas tantos anos depois…

- A celebração do Dia de S. José, com boa adesão.

Também foram apontadas lacunas e situações a rever:

- A procissão ao Cemitério, em 1 de novembro, é pouco participada. As pessoas esperam no Cemitério em vez de participarem na procissão. Urge motivar à participação. Caso não dê resultado, talvez tenha que se acabar com ela…

- Pouca adesão da comunidade aos momentos de oração propostos a todos. Os jovens oferecem  alguns excelentes momentos, adaptados à sua idade e vivências. É preciso que os mais velhos se soltem e descubram o novo de Deus em novas formas de orar. Quem aparece gosta e elogia…

- Para dar mais relevância e solenidade à Procissão do Santíssimo Sacramento no Dia do Corpo de Deus, alguns sugeriram que a mesma se realizasse de tarde e não a seguir à cerimónia da Procissão de Fé. Como foi notado, tem prós e contras… Será de ouvir também os pais dos meninos da Prof. de Fé.

- Foi acolhido o apelo do Papa para a realização das “24 Horas para o Senhor”, que realizaremos em 30 e 31 de março.

Nesta tempo penitencial da Quaresma, a iniciativa 24 horas para o Senhor” foi recomendada pelo Papa Francisco na sua Bula de proclamação do Ano Jubilar da Misericórdia.

Deve ocorrer na véspera do IV Domingo da Quaresma.

É um tempo propício à Oração de Adoração do Santíssimo e de encontro com Deus e connosco próprios.

O Programa aprovado:

- pelas 21 h de 30 de março, começará a Via-Sacra junto à capela do Mártir, seguindo depois pelas vias que passam junto ao Lar, Centro Paroquial, Adro, Igreja.

- Terminada a Via Sacra, tem lugar a Exposição e Adoração do Santíssimo Sacramento.
  1. 22.30 – 23.30h, orienta o Pároco
  2. 23.30h – 0.30h, orientam os Escuteiros
  3. 0.30h– 1.30h, orientam o Grupo de Oração e Amizade e Associação do Sagrado Coração de Jesus
  4. 2.30 – 3.30h, orientam os Catequistas
  5. 3.30h – 4.30h , orientam os Escuteiros (mais velhos)
  6. 4.30h – 5.30h, orientam os Convivas
  7. 5.30 – 6.30h, orienta o Grupo de Jovens
  8. 7.30h – Bênção do Santíssimo Sacramento
  9. 8h – Missa da Manhã
  10. 11h – Missa do Dia
    O Conselho Pastoral debateu e escolheu o tema para a Mensagem que o Conselho Pastoral levará às famílias em dia de Páscoa. “Acolhe o irmão para caminhar em Missão”, tendo ficado referida a pessoa que irá redigir o que foi debatido.
    Igualmente se combinou a organização da Visita Pascal, tarefa que tem muito a ver com o representante de cada povo no Conselho Pastoral
    Por fim, falou-se de três projetos que têm a ver com a Paróquia: Obras de restauro da Igreja Paroquial, restauro da casa paroquial e construção da Capela do Castanheiro do Ouro. O Pároco prestou os esclarecimentos disponíveis sobre estes assuntos.
    O encontro terminou com um momento de oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.