sexta-feira, 16 de março de 2018

18 Março 2018 – 5º Domingo do tempo da Quaresma – Ano B

Leituras: aqui


Caminhada Quaresmal
5º Domingo: Dom da vida: o preço e o fruto da caridade
1.- A consciência da fragilidade acompanha sempre a nossa vida.
2.- Da fragilidade e da imperfeição. Temos a consciência de que neste mundo dificilmente alcançaremos a perfeição.
3.- E às vezes tal realidade custa-nos a aceitar.
1.- Mas Deus usa de bondade para connosco. De bondade e de pedagogia.
2.- Na revelação através do Povo de Israel, foi conduzindo o Seu Povo para patamares superiores de compreensão da verdade e para comportamentos e atitudes cada vez mais respeitadores da dignidade humana, à luz do sentir de Deus.
3.- Hoje na primeira leitura fala-se numa nova aliança com o Seu povo.
1. - Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor: Hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2.- Percebemos aqui, por parte de Deus, a vontade de que as pessoas O sintam como amigo, e tenham uma relação com Ele a partir do íntimo do coração.
3.- Uma relação amiga e familiar, sustentada no perdão incondicional de Deus.
1.- Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.
2.- Outro ensinamento fundamental presente na Palavra de Deus que hoje nos é proposta é o do sentido da nossa vida como doação a Deus e aos outros. Diz-nos Jesus:
3.- Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
1.- Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará.
2. - E Jesus deu-nos o exemplo, sofrendo e oferecendo a sua vida por nós.
3.- A prática da caridade está dentro desta linha fundamental de Jesus: dar a vida pelos outros.
1.- Perder algo de si em favor dos outros.
3.- Um perder que é ganhar. Pois Deus nunca deixa sem recompensa quem é generoso e ajuda os outros.
Todos: Dar a vida aos outros é conservá-la para a vida eterna.
1.- Lembremos aqueles que nas comunidades cristãs estão na linha da frente do dar a vida pelos outros: Voluntariado - Instituições paroquiais de apoio social.
2.- Há entre nós voluntários, que se dedicam gratuitamente a visitar os doentes, a acompanhar pessoas e famílias em necessidade, a ajudar quem precisa.
3.- Há Lares de Idosos, Centros de Dia e Apoio Domiciliário. Há serviços sociais ligados às Santas Casas da Misericórdia. Tudo para tornar mais fácil e agradável a vida dos que são tocados pelo peso da idade ou outras fragilidades.
1.- Lembremos também as nossas famílias A família é o pequeno espaço onde, em cada dia, fazemos a experiência de dar a vida aos outros e pelos outros.
2.- Na família verificamos um constante dar e receber.
3.- Obrigado, ó Deus por tanta generosidade que há nas famílias.
1.- Pelos pais, que incondicionalmente se sacrificam pelos filhos. Tantos que vivem quase exclusivamente para os filhos!
2.- Obrigado, ó Deus, pelos avós. Por aqueles que, tendo criado os filhos, agora ajudam a criar os netos.
3.- São os mais novos que ajudam e acompanham os mais idosos. São as crianças, que com o seu sorriso e carinho dão alegria e conforto aos pais e aos avós.
1.- São as pessoas doentes, presença de Jesus que sofre, que se sacrifica, aceitando resignadamente as limitações e dependências dos outros.
2. – São as pessoas que acompanham e tratam dos doentes em família.…Às vezes durante muitos anos. Com muito carinho e com muitas dificuldades.
Todos: Dar a vida aos outros é conservá-la para a vida eterna.
3.- Podemos sempre perguntar: Como fazer para que o verdadeiro sentido da caridade, isto é do amor de Deus, passe por todas as instituições ligadas à comunidade cristã e aos espaços onde os cristãos se encontram? Como fazer para que nas nossas famílias se respire ainda mais o sentir de Deus no amor aos outros?
2. - Ouçamos o nosso Bispo na Mensagem para esta Quaresma:
3.- Façamos pois, amados irmãos e irmãs, do tempo da Quaresma um tempo de diferença, e não de indiferença. Dilatemos as cordas do nosso coração até às periferias do mundo, e que o nosso olhar seja de Misericórdia para os nossos irmãos de perto e de longe. Façamos um exercício de verdade. Despojemo-nos, não apenas do que nos sobra, mas também do que nos faz falta. 
1.- Dar o que sobra não tem a marca de Deus. Jesus não nos deu coisas, algumas coisas para o efeito retiradas da algibeira, mas deu por nós a sua vida inteira. Dar-nos uns aos outros e dar com alegria deve ser, para os discípulos de Jesus, a forma, não excecional, mas normal, quotidiana, de viver. 
2.- Como em anos anteriores, peço aos meus irmãos e irmãs das 223 paróquias da nossa Diocese de Lamego para abrirmos o nosso coração a todos os que sofrem aqui perto e lá longe.
Todos: Jesus deu a vida por nós. Dar a vida aos outros é conservá-la para a vida eterna. Sigamos a Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.