A Semana da Vida
tem lugar na semana em que ocorre o Dia Internacional da Família – 15 de maio –
e vai do domingo anterior ao domingo seguinte. Neste ano decorrerá, portanto,
de 14 a 21 de maio.
Em 25 de Março de 1995, João Paulo II, publicou a Carta Encíclica “Evangelho da Vida – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana”, tendo explicitado aí o objetivo da celebração da Semana da Vida: “suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…». (EV, 85)
No ano em que a Igreja de Portugal celebra o Centenário das Aparições, em Fátima, também a Semana da Vida estará naturalmente – bem – marcada por esta dimensão e rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada. Toda a vida e a vida toda.
Vivemos, na sociedade portuguesa, algumas dificuldades e tensões, no que diz respeito à Vida: a questão do aborto e a questão da eutanásia, de maneira mais evidente, mas também muitas outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade.
Esta Semana da Vida, subordinada ao tema “Com Maria cuidar da alegria da vida”, quer ser – cada vez mais – um “tempo oportuno” para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua conceção até ao momento da morte, neste mundo
Departamento Diocesano da Pastoral Familiar
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.