terça-feira, 10 de junho de 2014

Trabalhar, sonhar e projetar Santa Helena




1. Durante o dia de hoje, a Comissão da Igreja trabalha mais uma vez em Santa Helena. Para conservar e manter digno aquele espaço.
Durante um momento de oração na capela, veio-me à mente aquele pensamento de Madre Teresa de Calcutá: “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam ”.
Estes homens aproveitaram o feriado para desenvolverem voluntariado a favor da comunidade. E eles têm família, têm o seu trabalho, têm a sua vida!
Como é nobre e belo este gesto! Esta gente não procura o aplauso. Fá-lo pelo seu gosto àquele lugar abençoado. Contudo, só engrandece  as pessoas que são capazes de apoiar e reconhecer o trabalho e dedicação de quem deixa tudo para cuidar daquilo que é de todos.
2. Também hoje estiveram em Santa Helena os Presidentes da Câmara e da Junta e o Vice-Presidente da Câmara. Percorremos aquele espaço admirável, sonhámos juntos outra vida para o local, projetámos iniciativas que envolvam as pessoas, procurámos saídas para os problemas imediatos.
- O parque das merendas vai, futuramente, ser objeto de um estudo em ordem a proporcionar um espaço mais acolhedor, mais chamativo, mais enquadrado com a exigências da preservação da natureza. Igualmente a fonte vai ter a dignidade que o local requer.
- Para que a Serra chame e fixe pessoas tem de ter condições de acolhimento como acontece noutros locais idênticos por esse mundo fora. Chega de pensar em mecenas ou em grandes investidores externos. Por aí, está visto, não vamos lá. Precisamos de uma forma, concreta e legal, que chame a nossa gente ao investimento através  de uma sociedade. E sabemos que há gente que tem vontade de participar. Uma areia não faz uma praia, muitas areias podem fazer...
Uma unidade hoteleira, à base de bengalôs, bem enquadrada na Serra, que não atrapalhe a dignidade da religiosidade, que propicie o usufruto da paisagem divinal, que ofereça individualidade, que propicie espaços e serviços, como piscina, restaurante, etc.


- Também o Centro Paroquial, máxima preocupação da Paróquia, cujas obras da 2ªfase estão em arranque, mereceu especial destaque neste encontro com os autarcas. Sublinhe-se que também neste ponto vimos a melhor boa vontade da sua parte. Com a ajuda da comunidade paroquial e da autarquia, vamos ser capazes de levar em frente as obras. Também aqui é indispensável que nenhum cidadão se demita de oferecer o seu grão de contribuição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.