segunda-feira, 26 de março de 2012

PROCISSÃO DE LÁZARO EM TAROUCA




A palavra PROCISSÃO vem do Latim procedere, “seguir em frente, marchar”,
de pro-, ”à frente”, mais cedere, “ir”.

- Procissão: lembra-nos que somos UM POVO QUE CAMINHA para a CASA DO PAI. Deus chamou-nos amorosamente à vida para que deixemos o mundo um bocadinho melhor do que o encontrámos. A vida é o maior dom. Mas diz-nos o Senhor : "Vós não sois do mundo como Eu não sou do mundo". No mundo somos peregrinos, caminhantes para a Casa do Pai.
- Procissão: diz-nos que caminhamos uns com os outros e precisamos de ajuda mútua durante a caminhada para que ninguém fique definitivamente para trás, para que ninguém caminhe tão rapidamente que se perca dos restantes.
Procissão: caminhamos com Cristo rumo ao Pai. "Eu estarei sempre convosco até à consumação dos séculos", diz  Jesus. Mesmo as procissões marianas ou em honra dos santos, é Cristo que é apontado, sugerido, vincado. Como sinaleiros na estrada da vida, os santos apontam iresistivelmente para Cristo. Ele é tudo para os santos e indicam-nos Cristo como o tudo para nós.
Procissão: caminhamos na esperança. "Tende coragem, eu venci o mundo", diz Jesus. Logo, como afirma S. Paulo, "se Deus está por nós, quem nos poderá vencer?". Na caminhada da vida, há sombras e cruzes que só à luz de Cristo têm significado e d'Ele recebem sentido.

As procissões tem fundamentação Bíblica?
Sim. Mas, primeiramente, gostaria de explicar o significado da palavra procissão. Esta palavra é derivada do verbo latino procedere, e do substantivo processionis, que quer dizer: marchar, caminhar, ir adiante, saída solene, cortejo religioso, etc.
As procissões tem origem na Sagrada Escritura. A caminhada é um elemento muito importante na história da Salvação. No Livro do Êxodo, encontramos o povo que caminha rumo á terra prometida. Eis, em detalhes, a descrição da Arca da Aliança, dada pelo próprio Deus: “Farão (os filhos de Israel) uma arca de madeira de acácia” (Ex 25,10) e (tu Moisés) “cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora” (Ex 25,11); “Também farás uma tampa de ouro puro” (Ex 25,17) (e) “dois querubins de ouro” (Ex 25,18); “Farás um querubim na extremidade duma parte e outro querubim na extremidade da outra parte” (Ex 25,19) ... o texto continua ...
O povo hebreu cumpriu, religiosamente, a ordem dada pelo Senhor e, uma vez tudo concluído, conduziu a Arca em procissão, numa caminhada de esperança, de louvor e de libertação, na presença de Deus. Também o Livro dos Números nos mostra as normas estabelecidas por Deus ao povo que caminhava, vejamos o texto: “Quando se levantava a nuvem sobre a tenda, os Israelitas punham-se em marcha; no lugar onde a nuvem parava, aí acampavam. A ordem do Senhor levantavam o acampamento, e à sua ordem o assentavam de novo” (Cf Nm 9,17-18). Será isso idolatria ordenada pelo próprio Deus?
Vamos dar um salto no tempo e na história, e partirmos para o Novo Testamento. Aqui, gostaria de ressaltar a entrada solene de Jesus, em Jerusalém. Assim, está escrito: “E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!Hosana no mais alto dos céus! (Cf Mt 21,9). Nós recordamos esta cena a poucos dias, por ocasião da Semana Santa, precisamente no Domingo de Ramos.
A nível de esclarecimento, informamos que as primeiras procissões, de nós católicos, apareceram por volta do início do século IV, logo após a declaração de liberdade religiosa concedida pelo imperador Constantino. Hoje as procissões são realizadas em vários momentos e ocasiões. As mais comuns são: Via-Sacra, Semana Santa, Corpus Christi, procissões em honra dos santos padroeiros e de Nossa Senhora.
Vemos claramente, com a Bíblia nas mãos, que a Arca da Aliança, com seus querubins (anjos de ouro), não foi somente colocada num lugar de honra e destaque, onde se celebrava o culto, mas também levada pelos sacerdotes, solenemente, em procissão, dando voltas pela cidade, tocando trombetas. Foram, realmente, diversas procissões.
(Fonte: aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.