segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

De 18 a 25 de Janeiro: Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos


Vamos celebrar como todos os anos, de 18 a 25 de Janeiro, a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos. Essa data foi proposta em 1908 por Paul Watson da Igreja Anglicana. Este reverendo pastor começou a rezar em igrejas católicas e anglicanas e a defender a união entre elas. Em 1898, com Mary Lurana White, freira anglicana, fundou em Nova Yorque uma congregação masculina e outra feminina que formaram a Sociedade da Reconciliação. Inspirando-se em S. Francisco de Assis e vendo a reconciliação como reintegração na Igreja que tem o Papa como sucessor de Pedro.

Tem poucos apoios da sua Igreja e alguém lhe sugere a criação de uma campanha de oração pela Unidade dos Cristãos. Surge assim o Oitavário de Oração pela Unidade. Pouco tempo depois, a Sociedade da Reconciliação por eles fundada adere à Igreja Católica.

É na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que todos, quer sejam protestantes, ortodoxos ou católicos, se unem numa Oração comum, com mais intensidade de fé e de esperança, a fim de darem cumprimento ao apelo de Jesus Cristo: "Que todos sejam Um, Pai, como Eu e Tu somos UM!".

E a partir daí, com avanços e recuos, foram-se abrindo caminhos de diálogo e aceitação mútua. O Concílio Vaticano II reflectiu sobre este assunto e convidou os cristãos a dar passos firmes na aceitação mútua e na promoção do diálogo ecuménico.

O tema comum será: "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo", baseado na carta do apóstolo S. Paulo em 1 Cor. 15:51-58.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.