quinta-feira, 10 de março de 2011

Terminou a Acção Pastoral "Eucaristia com Famílias"

Na noite de hoje, no Castanheiro do Ouro, terminou a acção pastoral "Eucaristia com Famílias". Terminou? Não. Através do compromisso feito, e fortificadas por estes encontros, as famílias vão continuar na vida esta acção. Assim o esperamos. Assim confiamos, em Deus e em cada família.

São nove as celebrações eucarísticas. Pelos diversos povos. Nenhum delas demorou menos de hora e quarto.
No geral, esteve muita gente, felizmente. Pais, filhos e avós.
Nestas celebrações, houve espaço para o silêncio, a partilha, a interiorização, a oração colectiva, o compromisso.
O computador portátil deu muito jeito, sobretudo pela possibilidade de ouvir músicas com imagens e de visualizar imagens atinentes à família e Eucaristia. Uma imagem vale mais do que mil palavras, dizem. Por outro lado, o boletim possibilitou às famílias participar nos cânticos, leituras e oração das famílias.
Muito importante foi a participação das pessoas, quer no testemunho que partilharam na homilia, quer pelas intenções formuladas na oração dos fiéis, no momento dos defuntos e na acção de graças. Aquele Pai Nosso, quase espontaneamente rezado de mãos dadas, após a audição do Pai Nosso pelo computador, teve muito significado.
No fim, e tendo como pano de fundo uma música, as famílias formularam o seu compromisso o qual, depois de dobrado, foi colocado por elas num recipiente que fica agora diante do altar do Senhor, na Igreja Paroquial, até ao fim do presente ano pastoral, significando entrega, confiança e compromisso. Que o Senhor aceite o bom propósito das nossas famílias e as abençoe.
Uma palavra para o casal que representa a família no Conselho Pastoral (Dr Luís e Dra Lurdes) pela acutilância com que sempre se batem pela família naquele conselho, pela preciosa ajuda na preparação desta acção e pela presença em todas as Eucaristias. Muitos parabéns.
Também uma parte significativa do coral esteve presente. Animaram os cânticos e ofereceram testemunho. Muitos parabéns.
Através do pároco, do casal Lurdes e Luís, do grupo coral, foi a paróquia que se fez representar em cada povoação. Pela parte, o todo esteve presente na parte.
A todas as famílias que nos deram a alegria da sua presença e nos enriqueceram com o seu testemunho, a sua alegria, o seu compromisso e o seu apoio, muitos parabéns!
A muitas famílias que deixaram o seu lugar vazio, fica o convite amigo. Apareçam. Vocês são importantes. A comunidade precisa de vós e vós também precisais da comunidade. E todos precisamos de Cristo que "não tira nada e dá tudo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.