quarta-feira, 9 de março de 2011

«Desigualdade extrema»


-Choca-nos a desigualdade extrema; inquieta-nos, porventura mais, a falta de solidariedade”, indica D. Januário Torgal Ferreira na sua mensagem para a Quaresma, que se inicia nesta quarta-feira, com a celebração das cinzas.

A «renúncia quaresmal» é uma modalidade de partilha deste período do calendário litúrgico da Igreja Católica que apela à oferta de um montante monetário destinando a finalidades eclesiais ou socio-caritativas, por parte dos cristãos, obtido pela abstenção de gastos não essenciais da vida quotidiana.

A “verdade” deste período litúrgico é o convite eclesial à partilha de bens, numa “sociedade agravada nos seus aspectos mais comuns: a ausência de trabalho é fonte de desemprego; o vazio do salário próprio fomenta desequilíbrios pessoais e familiares: a falta de saúde não se compadece com soluções inconsistentes; a solidão, a violência, o aviltamento de pessoas… são doenças a sarar!”, escreveu D. Januário Torgal Ferreira.

A Quaresma, que começa com a celebração das cinzas, este ano a 9 de Março, é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário litúrgico cristão, com a duração de 40 dias, marcados por apelos ao jejum, à partilha e à penitência.

ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.