sexta-feira, 11 de março de 2011

Consternação em todo o mundo


Sismo e tsunami abalaram hoje o Japão
O terramoto do Japão foi mil vezes mais poderoso que o da Nova Zelândia de 21 de fevereiro, segundo os últimos cálculos dos especialistas.

Eram 6h46 em Portugal quando um sismo de magnitude 8.9 na Escala de Richter atingiu o norte do Japão. Seguiram-se depois dois tsunamis que devastaram as zonas costeiras, causando centenas de mortos, sendo que o número de vítimas pode vir a aumentar. A região de Sendai é a mais afetada por aquele que é o maior sismo de sempre no Japão e o quarto maior do mundo.
A agência Kyodo, citando fontes oficiais, indica que mais de mil pessoas poderão ter morrido esta madrugada na zona de Sendai, no nordeste de Honshu, a maior ilha do país.
Há centenas pessoas desaparecidas e centenas de feridos também devido ao tsunami de 10 metros que atingiu o nordeste do arquipélago.
Povoações completamente destruídas, milhares de deslocados, receio das réplicas que continuam a abalar o Japão, barcos, navios e comboios desaparecidos, fendas enormes, privação de electricidade e telefone... Um rasto enorme se destruição!

Japão, país rico, tecnologicamente avançado. A construção das casas tem respeitado a zona sísmica de inserção.
Mas quando a Natureza manifesta toda a sua impetuosidade, não há muito a fazer.
Chocam as imagens daquele imenso oceano de lama que avança e destrói pessoas, casas, estradas, povoações!

Uma prece ao Senhor por estes irmãos do outro lado do mundo. Só Ele tem o poder de chegar ao interior do coração humano para aí sarar feridas e refazer esperanças.
Felizmente que as ofertas de ajuda ao país vitimado pela catásfrofe chegam de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.