quarta-feira, 13 de março de 2024

Paróquia de S. Pedro de Tarouca parece um estaleiro!

Capela de Santa Apolónia, Castanheiro do Ouro

No Castanheiro do Ouro, prosseguem as obras para a construção da Capela de Santa Apolónia.
A parte rústica vai avançado, atualmente com a cobertura. Seguem-se as implantações das estruturas elétrica, canalização e som, bem como as escadas exteriores. Após isto vêm os reboques e trabalhos subsequentes.
A Comissão tem em mãos estudos e procura de soluções ajustadas para vitrais, iluminação, imagens, sacrário e outras estruturas precisas
  

Igreja Paroquial

Vitrais - Em breve, vão ser substituídas as partes danificadas pelo vandalismo, bem como as respetivas armações. Haverá alguma proteção especial,  visando reforçar a segurança  dos vitrais.
 
Casa Paroquial
Vão prosseguir as obras de restauro do edifício, com a colocação das estruturas de aquecimento, eletricidade, internet e posterior tratamento de paredes e chão.
Por carências económicas da Paróquia, as obras na Casa Paroquial têm decorrido a um ritmo  vagaroso.
  
Capela da Senhora das Necessidades
Na bela Capela de Nossa Senhora das Necessidades, decorrem atualmente obras de conservação e restauro, visando especialmente o bonito altar-mor, bastante degradado. As obras estão a cargo da equipa da Drª Carla Roçado.
  
Capela de Cristo Rei
Também a Capela de Cristo Rei, situada junto à monumental estátua de Cristo Rei, vai sofrer obras. O telhado está em péssimo estado e tem que ser substituído.  O "chapéu" em bom estado é indispensável à saúde de qualquer edifício.
Aguardamos, esperamos e confiamos na chegada da luz elétrica àquele centro de culto de onde se observa uma paisagem de rara beleza.

Centro Paroquial
Também o Centro Paroquial de Tarouca requer obras de manutenção e restauro. O tempo não perdoa e deixa as suas marcas.
Mormente portas, janelas e varandas requerem intervenção.

Valverde
A Capela de Santa Tecla, em Valverde, está agora ainda mais bonita! Há muito pouco tempo, foi alvo de uma intervenção de requalificação do telhado e fachadas, realizada pela Câmara Municipal de Tarouca, tendo em vista a sua preservação.
***
Claro, fora outras obras normais de preservação, melhoramento e outras de administração corrente
***
A todos os  que são desta Paróquia, residentes ou  emigrados, a todos os que possuem casa ou interesses económicos, a todos os amigos, pedimos:
- Não é puxando cada um para seu lado, que vamos a algum lugar. A hora presente pede-nos que puxemos todos para o mesmo lado, ultrapassando divergências antigas ou atuais.  Unidos vamos longe, damos força à esperança, somos mais fortes, conseguimos.
- O crente sabe que nada de bom e de belo se consegue sem Deus. Então ponha na sua oração diária esta intenção, levando-a com fé ao coração de Deus. Rezemos pelas obras, peçamos a ajuda e a bênção de Deus para os trabalhos. Que o Senhor mova os corações rumo à unidade e à generosidade.
- Positividade e apoio. Apoiemos as Comissões,  alimentemos conversas positivas sobre as obras, conquistemos outras pessoas para esta causa bela e nobre. Uma areia sozinha pouco significa, mas muitas areias juntas formam um belo areal.
- Por fim e muito importante, sejamos generosos e de generosidade constante. Para Deus sempre o melhor! Demos até nos doerem as mãos de dar e sentiremos o coração em festa. Deus não deita em saco roto o que fazemos pela Sua causa…
A religião verdadeira mexe com o seu bolso. Por isso, não acredite numa religião que não lhe mexe com o bolso!
GRATIDÃO
A Paróquia agradece toda, mas mesmo toda, a colaboração dada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia para estas e outras obras.  
Colaboração essencial para que o património seja conservado ou edificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.